Faro ou Araújo: qual sobrenome comandará destinos de Malhador em 2021?

Análise do Política de Fato.


23/06/2020 12:53

Se em 2016 foram 31 malhadorenses que fizeram a diferença entre a derrota de José Jadson Vieira Faro, o Jadinho, e a vitória da atual prefeita Elayne de Oliveira Araújo, a Elayne de Dedé do Inhame, este ano, ninguém tem a audácia de “apostar” qual o resultado das eleições vindouras. Naquele ano, depois de uma duríssima campanha Elayne virou o jogo nas últimas urnas e conseguiu 3805 votos, ou 50,20%, e Jadinho bateu na trave com 3774 votos, representando 49,80%.

Aliás, para os desavisados, Jadinho é filho do ex-prefeito por dois mandatos Osvaldo Vieira de Faro (in memorian), enquanto Elayne é filha do tri-prefeito José Alves de Araújo, popularmente conhecido por Dedé do Inhame e por usar seu indefectível samelo, calçado muito usado por caminhoneiros.

A dança política em Malhador tem um quê de tradição. A linhagem familiar vem sendo decisiva há muito tempo no município abençoado por São José. Duvida? Em 2004, Dedé do Inhame lançou e elegeu seu sobrinho, Elan Araújo, mas vindo a ter rompimento porque o sobrinho não quis “devolver” a prefeitura ao tio. Em 2008 Jadinho, por questões de perdas de prazo, não pode ser candidato mas alçou sua esposa Saryna Faro, ganhando o pleito de Elan com 1895 votos.

Lá em Malhador o mundo político é tão intenso que óleo e água se misturam. Foi o que ocorreu em 2008 quando Faro e Araújo estiveram juntinhos, Saryna como prefeita e Elayne na vice. Esta aliança foi selada para derrotar o outro Araújo dissidente, Elan, à época gestor e rompido com o tio.

Mas o amálgama dos interesses em comum cessaram quando derrotaram Elan e no decorrer do mandato se Saryna e Elayne se desentenderam e em 2012 enfrentaram-se saindo vitoriosa o sobrenome Araújo, com Elayne vencendo por uma margem de 313 votos.

O último pleito municipal em Malhador é relatado no primeiro paragrafo deste texto e o confronto Araújo x Faro foi emoção das convenções até as 17h daquele primeiro domingo de outubro. A refrega ficou com o tom de “quero mais” e é este sentimento que marcará a campanha deste ano. Jadinho vai tentar, de novo, enquanto Elayne decidiu indicar seu primo e ex-secretário Assis Júnior, ou Assisinho.

O certo é que o novo prefeito de Malhador vem das hostes dos Araújo ou da família Faro. Para quem gosta de emoção taí um bom palpite de apostas.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.