Política de Fato

Faro ou Araújo: qual sobrenome comandará destinos de Malhador em 2021?

Análise do Política de Fato.


23/06/2020 12:53

Se em 2016 foram 31 malhadorenses que fizeram a diferença entre a derrota de José Jadson Vieira Faro, o Jadinho, e a vitória da atual prefeita Elayne de Oliveira Araújo, a Elayne de Dedé do Inhame, este ano, ninguém tem a audácia de “apostar” qual o resultado das eleições vindouras. Naquele ano, depois de uma duríssima campanha Elayne virou o jogo nas últimas urnas e conseguiu 3805 votos, ou 50,20%, e Jadinho bateu na trave com 3774 votos, representando 49,80%.

Aliás, para os desavisados, Jadinho é filho do ex-prefeito por dois mandatos Osvaldo Vieira de Faro (in memorian), enquanto Elayne é filha do tri-prefeito José Alves de Araújo, popularmente conhecido por Dedé do Inhame e por usar seu indefectível samelo, calçado muito usado por caminhoneiros.

A dança política em Malhador tem um quê de tradição. A linhagem familiar vem sendo decisiva há muito tempo no município abençoado por São José. Duvida? Em 2004, Dedé do Inhame lançou e elegeu seu sobrinho, Elan Araújo, mas vindo a ter rompimento porque o sobrinho não quis “devolver” a prefeitura ao tio. Em 2008 Jadinho, por questões de perdas de prazo, não pode ser candidato mas alçou sua esposa Saryna Faro, ganhando o pleito de Elan com 1895 votos.

Lá em Malhador o mundo político é tão intenso que óleo e água se misturam. Foi o que ocorreu em 2008 quando Faro e Araújo estiveram juntinhos, Saryna como prefeita e Elayne na vice. Esta aliança foi selada para derrotar o outro Araújo dissidente, Elan, à época gestor e rompido com o tio.

Mas o amálgama dos interesses em comum cessaram quando derrotaram Elan e no decorrer do mandato se Saryna e Elayne se desentenderam e em 2012 enfrentaram-se saindo vitoriosa o sobrenome Araújo, com Elayne vencendo por uma margem de 313 votos.

O último pleito municipal em Malhador é relatado no primeiro paragrafo deste texto e o confronto Araújo x Faro foi emoção das convenções até as 17h daquele primeiro domingo de outubro. A refrega ficou com o tom de “quero mais” e é este sentimento que marcará a campanha deste ano. Jadinho vai tentar, de novo, enquanto Elayne decidiu indicar seu primo e ex-secretário Assis Júnior, ou Assisinho.

O certo é que o novo prefeito de Malhador vem das hostes dos Araújo ou da família Faro. Para quem gosta de emoção taí um bom palpite de apostas.