Monte Alegre: Nena lidera e Acrísio e Valdirene estão empatados, mostra pesquisa

Mais de 20% dos entrevistados afirmaram que estão indecisos ou votarão branco ou nulo.


13/10/2020 09:55

O Cinform Digital publicou na segunda-feira, 12, pesquisa de intenção de voto para prefeito do município de Monte Alegre, no Alto Sertão de Sergipe. Nos dados, atual prefeita, Nena de Luciano, aparece na primeira colocação, seguida por Acrísio e Valdirene empatados tecnicamente. 

A pesquisa foi registrada sob o número SE-01073/2020 e foram entrevistadas 400 pessoas nos últimos dias 6 e 7 de outubro. A Margem de erro é de 4.81% e o intervalo de Confiança de 95%.

Aos números – Na pergunta espontânea, aquela em que o entrevistador não informa os nomes dos candidatos, obteve-se os seguintes percentuais:

Nena de Luciano 35,25%

Acrísio 19,75

Valdirene Aragão 18,50%

Indecisos/ NR 20,75

Nulos e Brancos 5,75%

Já na questão induzida, quando se pergunta em qual candidato o eleitor ou a eleitora votaria, com o entrevistador mencionando os nomes devidamente registrados no TRE, os resultados foram os seguintes:

Nena de Luciano: 35,5%

Acrisio Pereira: 19,75%

Valdirene Aragão: 19,50%

Nulos/Branco: 7%

Indecisos: 18,25%

O drama das rejeições – Em uma campanha eleitoral, normalmente, o índice de rejeição é crucial, pois é quando o eleitor, ou eleitora, afirma em qual candidato jamais votaria, com o entrevistador informando os nomes dos postulantes.

É comum ao candidato que esteja, ou que já esteve, no exercício do poder,  tenha números altos de rejeição, por conta do desgaste natural do cargo. Logo, um ocupante de cargo executivo que tenha baixo índice de rejeição leva forte vantagem em função da relativa vantagem na conquista de eleitores indecisos.

Rejeição:

Existe ainda uma questão de extrema importância nas pesquisas de intenção de votos, que é quando se pergunta ao eleitor, ou eleitora, quem ele, ou ela, acredita que será eleito, ou eleita, independentemente do seu voto. Veja o resultado:

Com informações do Cinform Online.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.