Estância e suas pré-candidaturas mais fortes para as eleições de 2024

O grupo liderado por Gilson Andrade cria um clima de suposto 'W.O' mas a análise do Política de Fato mostra que nem tudo são flores nas eleições que se aproximam


05/04/2023 09:29

O pleito eleitoral já começou na Capital do Barco de Fogo. Estância possui três pré-candidaturas competitivas e que devem levar a uma disputa história, contrariando prognósticos prematuros de apoiadores governistas que acreditavam em uma disputa já vencida pelo bloco liderado por Gilson Andrade (PSD)

Não há dúvidas de que o bloco de Gilson, que terá como pré-candidato André Graça (Progressistas), virá muito forte e como favorito ao pleito. Mas as pré-candidaturas do partido Republicanos, com Ivan Leite ou André David, e a pré-candidatura petista do vereador Artur Oliveira equilibrarão as forças de apoio da esquerda e da direita, tendo em vista que o grupo de Gilson é tido como um agrupamento de aspecto ideológico de centro-direita.

Artur e Dudu

De um lado, Artur Oliveira surge como um pré-candidato testado pelo povo estanciano há seis mandatos como parlamentar e como líder sindical há mais de três décadas. De perfil discreto, mas trabalhador, Artur tem a confiança de todas as grandes lideranças do PT de Sergipe e possui portas abertas para o Governo Federal hoje comandado pelo presidente petista, Lula. Um fator importante é o apoio do candidato a deputado estadual de Estância mais bem votado em todo o estado, o professor Dudu (PT), que chegou a 14.097 votos, tornando-se suplente da Assembleia Legislativa.

A força da esquerda em Estância é algo inexplicável. Admira-se que anteriormente petistas ou psolistas não tenham chegado ao poder. A falta de unidade talvez explique esse processo, mas essa mesma unidade pode estar muito próximo de se concretizar em 2024 com o lançamento do nome de Artur.

Outro nome forte do mesmo PT e que é alvo de especulações é o do próprio Dudu, que já afirmou que só colocará seu nome na disputa caso Artur opte em não se candidatar ao cargo majoritário.

André e Ivan

Do outro lado, André David desponta com um tremendo ‘oba-oba’ bolsonarista, armamentista e policialesco. O delegado, que teve passagem marcante pela Depol Estância, possui seus méritos pela fama e pela grande votação no município (8 mil votos) e é um quadro que se mostra muito querido pelo povo estanciano.

A força complementar dessa candidatura pode ser a aliança com Ivan Leite, seu colega de partido pelo Republicanos. Apenas um dos dois sairá candidato, com fortes possibilidades de o ex-prefeito indicar a sua esposa Adriana Leite para o cargo de vice. Os dois dialogam por essa parceria, que pode se concretizar e fortalecer ainda mais a pré-campanha do delegado, que hoje é 1º suplente de deputado federal.

O inverso também causaria muito impacto. É consenso em Estância que uma chapa com ambos, independente de quem seja o cabeça de chapa, terá muita força e respaldo de uma parcela da população. 

Muitas águas ainda irão rolar por baixo da Ponte do Bomfim e apenas uma coisa é correta: O prefeito de Estância a partir de 2025 está longe de estar definido.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.