Esquerda e direita apresentam armas para disputa em Aracaju

Esses dois nomes passaram a ser ensaiados com mais afinco nos últimos dias e chamam a atenção pelas diferenças, mas outros também começam a despontar no período pré-eleitoral


09/04/2023 18:31

por Daniel Rezende

Os extremos da grande esfera ideológica que é a política já começam a ensaiar as primeiras pré-candidaturas à Prefeitura de Aracaju. Esquerda e direita, representadas pelos partidos PSOL e União Brasil, respectivamente, têm entre seus quadros os nomes de Linda Brasil (PSOL) e Rodrigo Valadares (UB), ambos especulados como futuros candidatos à administração da capital sergipana. 

Do lado do PSOL, há silêncio sobre a especulação. Até porque existem outros quadros fortes no partido que poderiam pleitear a mesma posição, a exemplo de Henriclay, Iran Barbosa, Sônia Meire, Niuly Campos. Mas nenhum deles têm a mesma potência eleitoral demonstrada por Linda na votação proporcional para deputada estadual e, anteriormente, para vereadora em Aracaju. Considerada um fenômeno, Brasil se elegeu à Câmara de Aracaju em 1º, com 5.773 votos, e se tornou deputada com incríveis 28.704 votos. 

Procurado pela coluna, o presidente do diretório do PSOL em Sergipe foi enfático: "Não existem decisões partidárias sobre o tema. Qualquer especulação deve ser tratada como especulação. O PSOL saiu fortalecido na última eleição, especialmente em Aracaju, base de lideranças partidárias reconhecidas na capital. No momento certo trataremos deste debate", disse.

Por enquanto, a própria Linda não se posiciona sobre o assunto, mas internamente não esconde o desejo que tem de poder contribuir mais com o povo de Aracaju a partir de uma vitória ao Poder Executivo. Seria, sem dúvidas, um triunfo histórico, com a primeira prefeita trans da história do Brasil. 

Em relação à pré-candidatura de Rodrigo Valadares, o próprio conversou com o autor da coluna e não se escondeu diante da possibilidade. Questionado se estava construindo a pré-candidatura, ele apenas disse: “É possível amigo... Estou deixando nas mãos de Deus [...] Eu agora estou focado no mandato. Vou deixar para decidir isso ano que vem”. 

Rodrigo ficou em 3º na disputa a prefeito de Aracaju, ainda em 2020, quando obteve 28.598 votos, ficando à frente do candidato do PT, Márcio Macedo. Em 2022, foi eleito deputado federal também com votação expressiva: 49.696 votos. É inegável que ele consegue aglutinar forças de direita e de extrema direita, conhecidas nos últimos anos pelo fervor com que militam e fazem campanhas. 

Esses dois nomes passaram a ser ensaiados com mais afinco nos últimos dias e chamam a atenção pelas diferenças, mas outros também começam a despontar no período pré-eleitoral, como é o caso do vereador Nitinho (PSD); da secretária municipal de Saúde, Waneska Barbosa; da vereadora Emília Correa (Patriota); da ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT); do ministro Márcio Macedo (PT); do ex-governador Belivaldo Chagas (PSD); do vice-governador Zezinho Sobral (PDT), entre outros.

CODEVASF

Essa semana promete ser decisiva na briga pelo comando da CODEVASF em Sergipe. André Moura (UB) vem demonstrando favoritismo e, ao que tudo indica, deve conseguir o cargo a partir da indicação de Thomas Jefferson, conhecido como “Jeco”.

CODEVASF II 

Apesar do favoritismo do União Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) ainda briga pela indicação. Petistas entendem que os esforços para conseguir trazer Lula de volta ao protagonismo e à presidência do país não podem ser desperdiçados com indicações que atendam a interesses de quem, até pouco tempo, levantava a bandeira do bolsonarismo.

CODEVASF III 

Para barrar a indicação de Moura, o PT, representado pelo senador Rogério Carvalho, já apresentou o nome do petista histórico e ex-vice-prefeito de Aracaju, Sílvio Santos (PT). Sílvio foi coordenador de campanha de Rogério ao Governo de Sergipe e é reconhecido pelas habilidades de articulação política e diálogo. 

KITTY LIMA

A ex-deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) tem arregaçado as mangas na Superintendência de Proteção Animal do Governo de Sergipe. Em pouco menos de dois meses, a superintendente não para de correr trecho para alavancar as ações da recém-fundada superintendência ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

De cara, ela já deu início à campanha do Abril Laranja, mês alusivo à conscientização contra os maus-tratos animais. Se mantiver esse ritmo que, aliás, ela sempre teve, não tenho dúvida de que fará um trabalho histórico, nos moldes do que exerceu como deputada na Alese!

ITABAIANA 

Em Itabaiana, Agnaldo de Verso é a única figura do grupamento de Luciano Bispo que não abre mão de compor a chapa majoritária de oposição. Seja com uma candidatura sua a prefeito ou com o seu irmão novamente como vice.

Nesse ínterim, a conta não fecha. Isso porque o vereador David de Nem também busca espaço na majoritária e o cabeça de chapa deve ser, novamente, Edson Passos (MDB). Ao que tudo indica, a chapa de oposição deverá mesmo é se esfacelar e se dividir até 2024.

ITABAIANA II

É fake a informação de que o atual prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas (MDB) estaria ensaiando uma candidatura a prefeito em Itabaiana. Juridicamente, é impossível que ele consiga êxito em uma empreitada como essa. Acontece que a legislação eleitoral barra mandatos consecutivos, mesmo que estes venham ser exercidos em municípios diferentes.

SANTANA DO SÃO FRANCISCO 

O município ribeirinho do Baixo São Francisco fez aniversário de Emancipação Política na última quinta-feira, 6. Sendo o mais jovem do Estado de Sergipe, completou 30 anos de idade com uma programação vasta que contou com quatro inaugurações e a assinatura de três ordens de serviço pelo prefeito Ricardo Roriz.

Já são 39 inaugurações desde o início do mandato, que fazem o prefeito santanense atingir mais de 95% de aprovação popular nas mais recentes pesquisas de opinião pública que circularam no município. 

MÁRIO x EURICO

Com um clima político em completa ebulição, Aquidabã tem estampado as manchetes das principais páginas do noticiário político da região. O ex-prefeito Eurico resolveu se antecipar como pré-candidato ao cargo majoritário e não agradou o atual prefeito Dr. Mário (Republicanos). Isso custou um rompimento político entre ambos e a exoneração da maioria dos comissionados ligados ao ex-prefeito. 

Desde a saída de Eurico do agrupamento liderado por Mário, vê-se uma grande movimentação do atual prefeito, que quase diariamente apresenta nomes que chegam para se somar ao seu grupo político. O mais recente anúncio foi a do suplente de vereador Salinho da Jurema. 

MÁRIO X EURICO II 

O caminho está livre para o futuro sucessor indicado por Mário. Nos bastidores comenta-se que há duas possíveis escolhas sendo estudadas pelo habilidoso político aquidabãense: a vereadora Manu de Nino da Padaria (Republicanos) e Ana Helena (sobrinha da esposa de Mário e deputada estadual Lidiane Lucena). 

EXPECTATIVA EXAGERADA 

Quando se fala em infraestrutura em Sergipe e a possibilidade de grandes obras, nenhuma é tão comentada como a segunda ponte Aracaju x Barra dos Coqueiros. E o governador Fábio Mitidieri (PSD) já mostrou que tem muito “tesão” pela obra. Tanto é que já fez o anúncio de construção desta ponte e de mais outra, ligando a Tancredo Neves ao Bairro Coroa do Meio.

A ideia é excelente, mas gera uma expectativa exagerada para um governo recém-empossado e que ainda capenga para resolver assuntos mais urgentes. Se não entregar as duas pontes até o fim do seu mandato, Fábio pode se enrolar e comprometer uma reeleição. Vale lembrar que o governador fez festa apenas para anunciar que os projetos de ambas estão em andamento, ou seja: Não há recurso disponível ainda. Tudo muito prematuro para muita festa! 

DESTAQUE DA OPOSIÇÃO 

A coluna precisa fazer justiça com um nome não mencionado na última semana e que vem trabalhando com muito afinco nos primeiros dias de mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe. Trata-se do são-cristovense Paulo Júnior (PV).

Paulo tem surpreendido positivamente e tem sido dele a iniciativa de debater e rebater a campanha de desvalorização da Deso por parte do governador Fábio. Enquanto alguns eleitos pela oposição se mostram acovardados e de olho grande nas benesses do estado, Paulo Júnior lança o tempero necessário nos debates e mostra que o seu mandato é promissor para Sergipe. 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.