André Moura causa ebulição e desconforto na política de Estância e de Sergipe


16/04/2023 18:45


Bastou uma pequena rodada de entrevistas para o presidente do União Brasil, André Moura, colocar a política de diversos municípios e, de uma maneira geral, do Estado de Sergipe, em ponto de ebulição.

Um exemplo foi a declaração dada com exclusividade ao Política de Fato sobre o pleito de 2024 em Estância, para o qual André afirmou que há um pré-acordo estabelecido com Gilson Andrade (PSD) para que o suplente de deputado e vereador Misael Dantas (União Brasil) seja o pré-candidato a vice na chapa que terá como cabeça o atual vice de Estância, André Graça (Progressistas).

Houve até quem não acreditasse na publicação pela simples negação dos fatos que já estavam expostos e premeditados desde as Eleições 2022. Mas bola para frente! A declaração de André por si só já deveria silenciar as dúvidas, mas se esta não o faz, apenas o tempo o fará.

A nível estadual, a imposição de André aos seus protegidos, como fez em Socorro com o já pré-candidato a prefeito Fábio Henrique (União Brasil), incomodou aliados e o próprio governador Fábio Mitidieri (PSD), que vê André agindo mais independente do que se esperava.

Fábio silenciará até onde puder, pois sabe da importância que André teve na sua campanha, principalmente no 2º turno, quando este se entregou de maneira integral à vitória do atual governador. André, aliás, deve ser destacado como o principal responsável pelo triunfo, pois assumiu uma coordenação de campanha extremamente desgastada e criticada e elevou uma campanha, até então fraca, ao patamar vitorioso.

EX-DIRETOR ABRE VERBO

O ex-diretor da Emdagro no Governo Belivaldo, Anderson Defon (PCdoB) abriu o verbo contra a suposta proposta de privatização da Deso por parte do atual governador Fábio Mitidieri (PSD). Nas suas redes, Defon, que no início do ano pediu exoneração do cargo, afirmou que “espera que o governador reveja esse posicionamento de não se deixe tanto influenciar pela forte presença liberal e privatista de empresários em seu governo”.

EX-DIRETOR ABRE VERBO II

Na sequência de tweets, Anderson Defon ainda publicou um vídeo em que Fábio Mitidieri, à época deputado federal, faz duras críticas às propostas de privatização da Deso. O vídeo foi gravado na Câmara dos Deputados, em meados de 2019, e ganhou repercussão nas redes nos últimos dias.

EX-PRIMEIRA-DAMA COTADA

A ex-primeira-dama de Umbaúba, Dona Sônia (Cidadania) entrou no circuito e passa a ser cogitada como um dos nomes para a sucessão do prefeito Humberto Maravilha (PSD). Conhecida pelas ações sociais no período em que foi primeira-dama da gestão de Zé de Francisquinho, ela acumula uma boa aceitação popular.

Terá a concorrência da vice-prefeita Professora Guadalupe, do secretário de Administração, Cleonâncio Fonseca; do presidente da Câmara, vereador Gutto Prado (MDB); e da filha da liderança Aloísio do Mamão, Juliana do Mamão.

PREFEITO APROVADO

O prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz (PSD), chegou a incríveis 94,5% de aprovação no município, segundo pesquisa do Instituto Padrão. O resultado é credenciado às quase 40 obras realizadas, os constantes reajustes salariais e até mesmo os pagamentos antecipados dos salários dos servidores.

Santana é um município pequeno, de pouco mais de 7 mil habitantes, e só com muita criatividade se consegue alcançar dados tão expressivos.

MDB EM ESTÂNCIA

As informações dos bastidores da política de Estância dão conta de uma forte movimentação do Diretório do MDB para ampliar o número de cadeiras do partido na Câmara de Vereadores. Estão sendo preparados nomes como os de Vilson Soares, Dr. Humberto Ralin, Marquinhos do Piauitinga, Xandinho de FA, Thiago Botinha, entre outros.Os mais confiantes apostam em, pelo menos, dois vereadores eleitos.

UMBAÚBA

Voltando a falar de Umbaúba, esta semana foi lançado mais um pré-candidato de oposição, desta feita o nome do professor e ex-prefeito Anderson Farias (PT). O lançamento partiu, curiosamente, de um morador de outra cidade: o suplente de deputado Professor Dudu, seu correligionário do PT.

No seu twitter, Dudu escreveu: “Anderson Farias é a melhor opção para a cidade em 2024. Ele agora está mais experiente e mais preparado e ainda tem Lula como aliado”, completou.

REPÚDIO AO GOVERNADOR

Os vereadores da oposição de Porto da Folha, Cuíte de Pajeu (Podemos), e Saininho de Manoel de Rosinha (PT), repudiaram uma fala do governador Fábio Mitidieri durante a passagem da caravana “Sergipe é Aqui”, organizada pelo Governo do Estado, em Porto da Folha.

Segundo os vereadores, Fábio teria ironizado o fato de que os dois parlamentares estavam em Brasília em busca da implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal no município, tendo dito que: “Porto da Folha já tem um Banese”.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.