Luciano Pimentel critica possível atraso do ‘Sergipe Águas Profundas’

Para o deputado, a empresa estará seguindo na contramão dos interesses coletivos


21/11/2023 20:16

Contrário ao movimento que estuda a possibilidade de adiar para o ano de 2031 o Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), o deputado Luciano Pimentel (PP), ocupou a tribuna de honra da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta terça-feira, 21, a fim de pressionar a diretoria executiva da Petrobras para recuar desta medida. Conforme denunciado pelo parlamentar, o Álvaro Tupiassu – diretor executivo da estatal –, buscou a Casa Civil com o propósito de atrasar o início da operação das duas bacias localizadas em território sergipano. Na concepção de Luciano Pimentel, agindo desta forma, a empresa estará seguindo na contramão dos interesses coletivos.

“É inconcebível que a administração pública, que deve respeitar toda e qualquer medida legal que garanta benefícios para o seu povo, esteja propondo esta ação que vai resultar em atraso no desenvolvimento. Essa restrição vai impactar no dia-a-dia da sociedade e no desenvolvimento industrial. Caso este projeto seja adiado de 2028 para 2031, haverá impacto, por exemplo, na geração de novos postos de emprego e renda na vida de milhares de famílias. Esta semana o senador Laércio Oliveira ocupou a tribuna do Senado Federal para também pressionar a Petrobras a não prosseguir com esta ideia. Vamos unir nossas forças contra Petrobras que quer impedir que estes avanços cheguem pelo bem de Sergipe e do Brasil”, destacou.

Em nota encaminhada para a Agência Brasil, apresentando contraponto, a Petrobras negou qualquer possibilidade de adiamento e garantiu que os processos licitatórios seguem de acordo com o previsto no cronograma. “Estamos apresentando um requerimento aqui na Assembleia Legislativa para que possamos realizar uma audiência pública e discutir este cenário com profissionais das áreas administrativas, produtivas; ouvir a população em geral, os trabalhadores da Petrobras e dar nossa contribuição contra este adiamento operacional que vai resultar em retrocesso justamente no momento em que Brasil precisa multiplicar os avanços”, completou Luciano Pimentel. Diante da sua capacidade produtiva, ao longo dos últimos anos o estado de Sergipe tem alcançado amplo destaque nacional em torno do Projeto Sergipe Águas Profundas.

Localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas, a 100 km da costa, em profundidades que chegam a 3 mil metros, o SEAP conta com reservas substanciais e um horizonte de produção promissor. O projeto é consistente com nossa estratégia de focar em ativos em águas profundas com elevado potencial de geração de valor, resiliente a cenários de baixos preços de petróleo e com baixa emissão de carbono por barril produzido. Os investimentos da Petrobras nessa nova fronteira abrirão uma série de oportunidades para a indústria e, como consequência, ampliarão a geração de empregos, impostos e tributos na região. Esse polo reúne as concessões BM-SEAL-4 e BM-SEAL-11 (operadas pela Petrobras em parceria), além de BM-SEAL-4A e BM-SEAL-10, com 100% de participação da nossa companhia.

Fonte: Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.