Alessandro Vieira destaca que defesa das mudanças climáticas é uma batalha de informação

Na COP 28, o senador defendeu que seja construída uma política de informação sobre o tema para que os brasileiros entendam a gravidade do assunto


06/12/2023 20:11

O senador Alessandro Vieira (MDB) participou da 28ª COP, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes, em um momento crucial de tomada de decisões. A COP 28 é um evento anual que reúne líderes mundiais para debater soluções para os problemas climáticos e representa uma oportunidade importante para os países reverem e reforçarem os seus compromissos de redução das emissões de gases com efeito estufa e desenvolverem estratégias para fazer face aos impactos das alterações climáticas. Na ocasião, Alessandro defendeu que seja construída uma política de informação sobre o tema para que os brasileiros entendam a gravidade do assunto para o futuro do planeta.

"Para o brasileiro médio, defesa do clima é um tema que não faz sentido, porque foi tratado como um sinônimo de atraso, de desemprego, de falta de oportunidades e de privilégios identitários. Para fazer com que essa mentira não se perpetue, precisamos encarar a batalha da informação e a construção política de informação correta", destacou Vieira.

Durante o evento, o senador Alessandro também reforçou a necessidade de maior alinhamento entre parlamentares e os negociadores dos governos participantes. Ressaltou que para que as decisões internacionais sejam efetivas nos países, estados e municípios, precisam ser transformadas em leis e entrar no orçamento público. "A resolução dos problemas aqui tratados só será atingida com o orçamento adequado. É preciso ter recursos para demarcação qualificada, para educação e para a luta global que é de defesa da humanidade", ressaltou.

Bancada pelo Planeta

Na COP 28, o senador Alessandro Vieira também participou da campanha global de parlamentares em defesa do clima, da biodiversidade e dos direitos de povos indígenas e de comunidades tradicionais. "Parabenizo a bancada pela iniciativa, é fundamenta a compreensão de que o desafio transcende as nossas unidades federativas, pois é um desafio global", destacou. Para o parlamentar, não há como vencer os desafios das mudanças climáticas e da defesa da natureza sem vencer o desafio da desigualdade entre as pessoas. "O mundo olha para pro Brasil e pra Amazônia e vê árvores e florestas, mas esquece que temos cerca de 30 milhões de brasileiros. Nenhuma solução é viável sem olhar pras pessoas e suas necessidades econômicas", completou.

Fundo da Caatinga

Durante a participação na COP 28, o senador Alessandro Vieira debateu com líderes sobre a importância de investimentos na regeneração do bioma Caatinga, que só existe no Brasil, mas tem uma importância fundamental para a biodiversidade do planeta. O projeto Fundo da Caatinga, apresentado durante o evento, visa garantir recursos para o desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: Ascom Alessandro Vieira


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.