Governador Fábio Mitidieri divulga nova etapa do Opera Sergipe

O programa deve atender 2.500 pacientes regulados da capital sergipana


07/12/2023 18:43

O programa Opera Sergipe, voltado para redução de filas de cirurgias eletivas, começa a atender usuários de Aracaju a partir desta quinta-feira, 7. O governador Fábio Mitidieri lançou a nova etapa em solenidade no Hospital Maternidade Santa Isabel, unidade que irá realizar as cirurgias eletivas da etapa na capital. Iniciado em julho, o Opera Sergipe já realizou mais de 5 mil procedimentos, a partir de um investimento de R$ 56 milhões.

A etapa Aracaju pretende atender a 2.500 pacientes regulados. O programa acontecerá em três fases, mas vale ressaltar que a etapa Aracaju ainda contempla a primeira, englobando procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

O governador ressaltou que o programa vai aliviar o sofrimento de pessoas que estão de dois a cinco anos numa fila de espera, aguardando a realização de cirurgia. “Por meio do ‘Opera’ o paciente vai poder fazer o procedimento cirúrgico em até 60 dias. Tem pessoas que já vão se operar amanhã, quem chegou hoje com toda a papelada pronta já começa a operar amanhã. Isso é revolucionário, é trazer dignidade, acolhimento, é humanizar a gestão. E é trazer a esperança de volta para o coração dos aracajuanos  que esperam procedimentos há 5, 6 anos”, afirmou. 

Ainda de acordo com o governador, hoje é mais um dia histórico. “Esse é mais um compromisso sendo cumprido, mais uma história sendo contada: de trabalho, de dignidade, de dedicação de homens e mulheres que fazem a Secretaria de Estado da Saúde e que fazem o nosso governo, cuidado da população, é a nossa obrigação e a gente faz isso com muito amor”, completou. 

Fábio aproveitou para destacar as ações já realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde desde o início da gestão, como o Enxerga Sergipe, que já realizou mais de 3 mil cirurgias; ampliação dos leitos de pediatria; ala vermelha do hospital de Socorro; e o programa aeromédico, com atendimento médico aéreo na parceria da Saúde com a SSP. "Tudo isso para trazer melhor qualidade e acolhimento às pessoas que precisam de atendimento”, ressaltou. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, o ‘Opera Sergipe’ tem apresentado bons resultados e causado um impacto positivo na vida das pessoas. “Tivemos o amadurecimento de um programa que vem mostrando seus resultados e o impacto que causa na vida das pessoas. Esse é um programa que veio para ficar, que veio para se desenvolver em outras oportunidades, outras etapas, outros procedimentos que a gente pretende estar iniciando no próximo ano”, disse. 

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que a chegada do ‘Opera Sergipe’ em Aracaju vai conseguir avançar a fila de espera por cirurgias eletivas. “Essa parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois vai colaborar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas".

Pacientes

A moradora do bairro Dom Luciano, Eliene Santana Guimaraes, precisa fazer a cirurgia de vesícula. “Desde junho que aguardo no sistema e, agora, fui contemplada para fazer a minha cirurgia. Tenho fé que meu procedimento vai sair o mais rápido possível, pois já estou com os exames todos em dia e só estou esperando o cirurgião dar o ok para marcar a cirurgia”, informou. 

Há três anos, a moradora do bairro Santo Antônio, Valdete Gomes dos Santos, aguarda para fazer cirurgia de retirada de mioma e com o ‘Opera Sergipe’ poderá realizar o procedimento cirúrgico de maneira mais ágil. “A minha vida vai mudar bastante. Após a cirurgia, vou ficar livre do mioma e de tudo que ele me causa. A gente sofre demais esperando pela cirurgia”, falou. 

Cadastro

Para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa. 

Com o cadastro concluído, será possível acompanhar  todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorrerá dentro de um período de até 60 dias contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Foto: Arthur Soares
 


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.