“Um exemplo para o mundo”, destaca Luciano Pimentel sobre o SUS

O deputado repercutir um artigo escrito por Bill Gates que enaltece o Sistema Único de Saúde


13/12/2023 18:57

Nesta quarta-feira, 13, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para repercutir um artigo escrito por Bill Gates, fundador da Microsoft, que enaltece o Sistema Único de Saúde (SUS). No texto “Lições de salvamento de vidas do Brasil”, o bilionário afirma que os outros países podem aprender e imitar o modelo brasileiro de saúde pública.

A publicação de Bill Gates ressalta que, em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – além de ter aumentando a expectativa de vida da população. De acordo com ele, essas conquistas são fruto do investimento de longo prazo que o Brasil fez no sistema de saúde primário.

Para Luciano Pimentel, é uma felicidade ver um visionário como Bill Gates elogiar o SUS e enfatizar que outros países deveriam se espelhar no Brasil. Criado pela Constituição Federal de 1988, o SUS foi regulamentado pela Lei nº 8.080/1990 e garante o acesso integral, universal e gratuito à saúde para todos os brasileiros

“Sabemos que temos condições de oferecer um serviço ainda melhor para população e compreendemos a necessidade de ter um cuidado e rigor maior na aplicação dos recursos que são investidos, mas o SUS é um exemplo para o mundo quando se trata de universalização da saúde. Nós, brasileiros, temos que nos orgulhar e trabalhar cada vez mais para valorizar e investir na qualidade do nosso sistema de saúde”, frisou Pimentel.

Fonte: Ascom Luciano Pimentel

Foto: Jadilson Simões – Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.