Sergipe e as aberrações da votação de Flávio Dino no Senado


13/12/2023 23:07

por Daniel Rezende

A votação pela confirmação da indicação de Flávio Dino à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado Federal expôs as contradições da política sergipana nesta quarta-feira, 13. É que, além dos dois senadores ligados ao governador Fábio Mitidieri (PSD), Laércio Oliveira (Progressistas) e Alessandro Vieira (MDB) terem votado contrários à indicação do presidente Lula (PT), o próprio senador Laércio possui indicação de cargos, mas se comporta como um parlamentar de oposição.

Esta é a segunda bola fora do governador com o presidente Lula, que por sua vez não cansa de trocar afagos e expor gestos equilibrados de aproximação política e administrativa visando o bem dos sergipanos. A primeira vez foi quando Fábio já estava eleito governador, mas ainda ocupando mandato de deputado federal, e votou contra a PEC do Bolsa Família durante a sua tramitação na Câmara dos Deputados. Na época, o então deputado alegou um erro no sistema de votação e fez uma mea-culpa com o suposto equívoco.

Enquanto em Sergipe o ministro Márcio Macedo (PT) se esgoela aos quatro cantos para empurrar uma relação institucional que vai de encontro à militância de oposição do PT a Fábio, o governador parece não se importar em seguir a mesma linha junto aos seus aliados no Congresso Nacional.

No caso de Laércio é ainda mais grave. Mesmo sendo Bolsonarista assumido, emplacou um indicado na Superintendência do Ministério da Saúde em Sergipe e vem se posicionando sucessivas vezes contra o Governo no Senado. É esperado que o senador assuma de uma vez o seu posicionamento pela oposição e tenha a mínima decência política de entregar este e outros cargos que, porventura, tenha indicado ao Governo Federal.

Dificilmente Fábio fará uma reflexão sobre essa votação com a sua bancada. Mas caberá ao ministro Márcio e ao próprio presidente Lula avaliar até que ponto vale a pena expor tanto o PT em Sergipe a uma relação que enfraquece o partido e privilegia Mitidieri, PSD, Bolsonaristas e companhia.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.