Rogério Carvalho se reúne com a imprensa e destaca emendas enviadas para Sergipe

O senador compartilhou reflexões sobre os desafios superados, reiterando sua posição firme enquanto oposição ao governo estadual


15/12/2023 18:47

Nesta sexta-feira, 15, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) conduziu uma reunião significativa com representantes da imprensa sergipana, marcada pela apresentação minuciosa do balanço de seu mandato em 2023. Durante o evento, Carvalho compartilhou reflexões sobre os desafios superados, reiterando sua posição firme enquanto oposição ao governo estadual. Ele pontuou as razões que sustentam essa postura, ressaltando a importância de um debate construtivo.

O senador destacou a relevância do encontro para "compartilhar conquistas e fortalecer laços em prol de um futuro ainda mais promissor para Sergipe".

Carvalho evidenciou sua atuação no Senado Federal, destacando o grande volume de emendas destinadas a Sergipe a partir de seu trabalho. “Nos meus primeiros cinco anos de atuação no Senado Federal, direcionei mais de R$ 1 bilhão em recursos para os 75 municípios sergipanos. Meu compromisso com o estado refletiu-se em investimentos abrangentes em setores cruciais como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, cultura e aquisição de veículos", revelou.

Ele ressaltou que a abordagem de seu mandato não apenas se destacou pela quantia expressiva, mas também pela diversificação dos projetos, promovendo o desenvolvimento social, fortalecendo a infraestrutura e estimulando a cultura local. "Nosso mandato, com certeza, foi o que mais materializou e ajudou a colocar recurso no estado de Sergipe", afirmou o senador.

Firme na oposição ao governo local


Ao expressar sua insatisfação com certos rumos do governo estadual, Carvalho apontou lacunas, afirmando que, em Sergipe, “não temos um programa efetivo para melhorar a renda na agricultura familiar”. “Falta um projeto efetivo de agregação de valor à produção agrícola, tanto para pequenos quanto médios agricultores no estado de Sergipe”, denunciou.

Além disso, o senador Rogério apontou falhas na mudança do perfil industrial do estado. "Não há uma ação efetiva para mudar o perfil industrial do estado, ainda seguindo a política antiga de trazer indústrias maduras que, ao se estabelecerem, retiram nossa riqueza e, eventualmente, partem quando encontram indústrias mais vantajosas”, criticou.

Hospital do Amor
Outro ponto abordado pelo senador Rogério teve relação com uma proposta que ele fez ao presidente Lula sobre um orçamento específico para financiar permanentemente o Hospital do Amor, que está sendo construído no município de Lagarto e será um importante centro de tratamento oncológico para os pacientes de Sergipe e estados vizinhos. "Em vez de retirar dinheiro da oncologia do estado, o hospital teria um orçamento e financiamento separados”, explicou.

“Apresentei essa proposta e consegui convencer o presidente Lula, a ministra Nísia e o secretário de saúde, Magalhães, a criar uma nova categoria de hospitais, os interestaduais, permitindo que tenham financiamento próprio”, acrescentou.

”Privatizar a Deso não é a solução”
Questionado sobre sua posição em relação a privatização da Deso, o senador observou que é importante lembrar que a Companhia tem “grande importância com papel social relevante”. “Observo que no mundo todo sistemas de abastecimento e tratamento de água, assim como coleta e tratamento de esgoto, têm sido desprivatizados, como na França e Alemanha”, comentou.

Assim, ele salientou a importância de considerar os impactos na população ao decidir sobre privatização ou capitalização, apontando diferentes opiniões sobre o assunto. "Existem diferentes opiniões sobre privatização ou capitalização, sendo importante considerar os impactos na população e buscar soluções adequadas", concluiu o senador.

Fonte: Ascom Rogério Carvalho
Fotos: Janaína Santos/Assessoria de Comunicação


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.