Linda Brasil destaca preocupação com seca que afeta mais de 63 mil sergipanos

A deputada pediu para que o Governo busque uma atuação mais efetiva com o Governo Federal e também o reconhecimento de situação de emergência.


15/12/2023 18:59

Dez municípios sergipanos estão em situação de emergência devido à estiagem, com destaque para Canindé de São Francisco e Poço Redondo, como as cidades mais afetadas do interior de Sergipe. Com preocupação, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), ontem, 14, tratou do assunto no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), convocando o Governo do Estado para que seja elaborado um plano de ação estratégico mais eficiente para minimizar os impactos da seca, que já afeta mais de 63 mil sergipanas e sergipanos.


A parlamentar destacou que a situação também é grave em outros municípios, a exemplo de Carira, Nossa Senhora Aparecida, Tobias Barreto, Poço Verde, Frei Paulo, Pinhão, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Essas regiões têm sofrido principalmente pela  falta de água potável, problema evidenciado pela necessidade de assistência através de caminhões-pipa.


"Essa é uma situação preocupante, e a Defesa Civil já prevê que o número de municípios em situação de emergência pode aumentar nos próximos meses, indicando que a seca pode persistir. Para enfrentar de fato os desafios relacionados à seca, é necessário investir em soluções como infraestrutura hídrica sustentável, técnicas agrícolas resistentes à seca e programas de conservação de água. Em vez de focar apenas em respostas de emergência, é preciso investir em estratégias de convivência com o semiárido. Isso pode incluir a implementação de tecnologias sustentáveis, práticas agrícolas adaptadas, gestão sustentável dos recursos hídricos e a diversificação da economia local", sugeriu.

Linda também pediu para que o Governo busque uma atuação mais efetiva com o Governo Federal e também o reconhecimento de situação de emergência. "Essa atuação com o Governo Federal é essencial para que os municípios recebam ajuda humanitária. O reconhecimento oficial da situação de emergência permite que recursos federais sejam alocados para apoiar essas comunidades. Estou acompanhando algumas ações promovidas pela Defesa Civil, mas reforço a necessidade de pensar de maneira inteligente, trazendo soluções sustentáveis, realizando ações estruturantes e permanentes, não podemos deixar que o povo continue sofrendo, todos os anos, sempre com os mesmos problemas. Problemas que são denunciados há anos, mas que não são solucionados e continuam provocando tanto sofrimento ao nosso povo", finalizou.

Fonte: Ascom Linda Brasil


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.