“O respeito à democracia tem que prevalecer sempre”, diz Fábio sobre um ano de atos antidemocráticos de 8 de janeiro


08/01/2024 20:51

Reafirmando seu compromisso com o pacto democrático e o reconhecimento das autoridades constituídas, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, compareceu nesta segunda-feira, 8, ao ato Democracia Inabalada, em Brasília (DF). A cerimônia faz alusão ao marco de um ano desde a invasão das sedes dos Três Poderes da República, que sofreram depredação em protesto contra a posse, uma semana antes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ato desta segunda é uma realização do Governo Federal em parceria com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

As ações extremistas registradas em 8 de janeiro de 2023 foram consideradas pela Justiça como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O ato Democracia Inabalada, portanto, celebra a resistência da República diante de tal vilipêndio, conforme ressaltou o presidente Lula.

“O ato de hoje é para que nós nunca esqueçamos o que aconteceu. Devemos superar e fortalecer cada vez mais nossas instituições e o Estado de Direito. O respeito à democracia tem que prevalecer sempre", afirmou Fábio Mitidieri na ocasião.

O governador Fábio Mitidieri salientou seu comprometimento enquanto chefe do Executivo estadual e o de toda a equipe de gestão em prol da democracia. Nesse sentido, ele recordou o envio de tropas a Brasília para reforçar as ações de segurança pública, quando um efetivo de 40 policiais militares sergipanos embarcou para a capital federal no dia 10 de janeiro de 2023. “Naquele momento e, mais uma vez, hoje, reafirmamos a força de nosso sistema democrático e do diálogo”, enfatizou Fábio Mitidieri.

O ato também marcou a entrega simbólica de tapeçaria de Burle Marx, obra restaurada do Senado Federal, e da réplica da Constituição de 1988, recuperada do STF. O evento contou com as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Senado, senador Rodrigo Pacheco; do STF, ministro Luiz Barroso; do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes; do procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre outras autoridades, que também discursaram, como a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que falou em nome de todos os governadores de outros estados que compareceram.

Por Sergipe, estiveram presentes o senador Alessandro Vieira, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Inovação, Júlio Filgueira, e o secretário-executivo da Representação do Estado de Sergipe em Brasília, Luciano Filho, e o prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira. Após a solenidade, Fábio Mitidieri fez uma visita de cortesia ao gabinete do senador, que é coordenador da bancada federal do estado no Congresso.

Fonte: Governo de Sergipe


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.