Poço Redondo: falta de definição da oposição beneficia prefeita

Artigo da jornalista Marcela Sousa desnuda problemas enfrentados pela oposição do município sertanejo


16/01/2024 11:04

por Marcela Sousa

Com o início do ano eleitoral, o município de Poço Redondo sofre com a insegurança política causada pelas lideranças municipais. No agrupamento do ex-prefeito Júnior Chagas, a prefeita Aline Vasconcelos irá concorrer à reeleição, mas, apesar das especulações, o nome do seu/sua vice permanece sendo uma incógnita. 

Buscando silenciar as acusações e indiretas, a prefeita tenta melhorar a aceitação popular com eventos e publicidade. O que deveria ser a continuação do governo do ex-gestor, parece mais uma administração com dois prefeitos, um manda e o outro obedece. Já no quadro da oposição, apesar de reunir lideranças da sede e povoados, não foi batido o martelo na definição do candidato à majoritária. 

O nome do vereador e presidente da Câmara, Vado Gavião, até o momento, é o mais cotado para prefeito, apesar da falta de confiança, o que parece ser um mal do grupo, e pode se tornar um grande empecilho para a campanha vingar.

Um fato que pode ser determinante na eleição, é a aliança dos ex-prefeitos, Ivan Rosa e Roberto Araújo, com o grupo oposicionista, caso não tenham o nome escolhido para prefeito ou vice. O último, atualmente coordenador do Ministério de Desenvolvimento Agrário em Sergipe (MDA), está tentando voltar aos holofotes, apesar da sua grande rejeição. Quem sabe assim, ele consegue, com apoio estadual, o cargo de vice. 

Ainda para o cargo de vice, João Torres e Binho do Mercadinho são cotados por algumas lideranças. O primeiro, uma forte liderança em Santa Rosa do Ermírio e já concorreu a esse cargo. O segundo, na última eleição, foi candidato a prefeito. 

Chegando agora na política, temos Manoel Moreira, um jovem advogado que se declara pré-candidato a prefeito, mas, até um momento, é só uma declaração. Ele não informa o lado que irá concorrer, nem se posiciona publicamente. O que, de forma objetiva, parece uma jogada para testar o eleitor. Quem está com todos, não está com ninguém, certo?! 

Os apoios ainda não estão definidos. Mesmo com a maioria dos vereadores de oposição pertencendo ao PSD e tendo feito campanha para eleger Fábio Mitidieri governador, ele não parece tão disposto a romper com a gestão municipal. Em contrapartida, assim como em vários municípios do sertão, André Moura está brigando por espaço e declarou apoio ao grupo oposicionista, trazendo a certeza de que o candidato a prefeito será do União Brasil. 

A falta de definição pode custar a eleição para oposição, entretanto, a confiança exacerbada do “coronel” pode derrubá-lo do cavalo. Sem nomes estabelecidos e com a pré-campanha iniciada, o município se encontra abandonado por quem, durante as campanhas, jura melhorar a vida do povo. 

O fato é: Poço Redondo está vivendo de, como foi falado por uma fonte, pão e circo, mas os espectadores (população) não estão muito satisfeitos com o espetáculo que estão assistindo.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.