Camilo cobra mplementação da Lei de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde


17/01/2024 18:23

A fitoterapia, yoga, reiki, acupuntura, aromaterapia, ayurveda, meditação, homeopatia, quiropraxia, arteterapia são exemplos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.

Representantes do Movimento Popular de Saúde de Sergipe (MOPS), a convite do vereador Camilo, se reuniram com a secretária de saúde de Aracaju para cobrar a regulamentação e implementação das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) no município de Aracaju.

As coordenadoras do MOPS Sergipe Adriana Lohanna, Taiane Nascimento e a conselheira Soraya Vjekoslav, juntamente com o vereador Camilo Daniel (PT) se reuniram no último dia (11) com a secretária municipal de saúde, Waneska Barboza, na pauta estava a regulamentação e implementação do PL 99/2021 de autoria da vereadora Ângela Melo que foi aprovado e prevê a inclusão das PICS na rede municipal de saúde, bem como o fortalecimento da educação popular em saúde.

Ao ser cobrada sobre a implantação da referida lei, a secretária declarou que atualmente não era possível devido à falta de orçamento, no entanto se comprometeu a iniciar o diálogo para a implantação e regulamentação através da construção de um seminário com a rede municipal de saúde para juntamente com a sociedade, usuários e trabalhadores do SUS discutir como podem ser implantadas as PICS em Aracaju.

Ficou pactuado que a secretaria iria elaborar o seminário em conjunto com o MOPS para preparar a realização e mobilização necessária para que o evento aconteça.

Para a coordenadora de secretaria e finanças do MOPS a Senhora Adriana Lohanna, "a atuação do mandato frente às demandas dos movimentos sociais é de extrema importância, pois além de levar para a esfera do legislativo o debate sobre as PICS, também trabalha no sentido de fazer a interlocução necessária com outros setores para que o debate e agendas importantes como essas sejam possíveis".

O vereador Camilo Daniel declarou que "as práticas integrativas mostram um outro olhar sobre a relação do usuário com o sistema de saúde, pois os cuidados vão além dos remédios farmacêuticos, precisamos de humanização e acolhimento além da receita pura e simples", concluiu.

O mandato popular do vereador Camilo Daniel segue sendo uma voz em defesa dos movimentos populares e dos direitos dos trabalhadores.

Fonte: Ascom


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.