Denisson Salustiano é o vice dos sonhos de uma nova política em Canindé


19/01/2024 15:57

por Daniel Rezende

O furacão político que se tornou Canindé de São Francisco nos últimos anos tende a permanecer em ebulição durante algum tempo. A saída mais próxima para a população é escolher, no processo eleitoral, personagens com currículo administrativo e político que façam jus à rica história do município ribeirinho e orgulhem esse povo que há tanto sofre com escolhas que se mostram equivocadas.

Pensando nisso, as lideranças que melhores se posicionam na luta pela Prefeitura Municipal vêm buscando nomes para compor suas chapas na posição de candidatos a vice-prefeito. Entre eles surge o nome do doutor em Engenharia de Processos e engenheiro de Petróleo, Denisson Salustiano.

Filho de Canindé, Denisson saiu do município ainda jovem para cursar Ensino Superior em Aracaju. Foi na capital sergipana que ele concluiu sua graduação, se tornou tecnólogo em Petróleo e Gás, mestre e doutor em Engenharia de Processos e passou a atuar como pesquisador na área de Energias, desenvolvendo tecnologias para o pré-sal e assumindo a posição consultor do SEBRAE-SE para o Ecossistema de Inovação do Alto Sertão. Mais recentemente, foi figura de destaque representando o Brasil na COP-27, realizada no Egito.

Interessado por política desde cedo, quando foi deputado por um dia na Alese a partir de um projeto desenvolvido nas escolas públicas, Denisson tem acompanhado mais de perto os processos eleitorais em Canindé desde os anos 2010. Ainda que sem uma candidatura ou ocupação de qualquer cargo público, ele tem atuado e refletido sobre a situação politicamente crítica do município e ajudado a influenciar jovens em um processo de renovação necessário a Canindé.

É dele a autoria do livro “Canindé Politicamente Falando”, lançado em 2022 com uma série de reflexões sobre a maculada história política do município ribeirinho e que contribuiu com o despertar uma parcela da juventude para a política local. Essa parcela resolveu se unir e formar um grupo de cerca de 30 jovens que possuem liderança em diversos segmentos sociais, sejam eles esportivos, científicos, culturais ou comunitários.

De forma organizada, eles querem participar do pleito e a escolha por Denisson para liderar o processo é unânime, seja para uma candidatura a vereador ou numa composição de uma chapa responsável com os interesses da juventude canindeense.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.