Alese impulsiona diálogo com sergipanos durante o programa ‘Sergipe é Aqui’


23/01/2024 17:36

Prestes a completar um ano de sua criação, o programa ‘Sergipe é Aqui’, desenvolvido pelo governo do estado, por intermédio direto da Secretaria de Estado da Casa Civil, acumula mais de 90 mil pessoas atendidas no decorrer das 19 edições realizadas até o momento.

Com a perspectiva de levar às diferentes regiões de Sergipe a estrutura governamental para acolher as demandas locais, prestar serviços à população e apresentar projetos e programas que vêm sendo realizados, com exceção de Aracaju, a expectativa é que todos os demais 74 municípios sejam contemplados com o programa até o último trimestre de 2026. Na busca pela expansão do diálogo junto aos contribuintes, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), esteve presente em todas as edições; a primeira ocorreu na cidade de Boquim, no dia 27 de fevereiro do ano passado.

Já a mais recente atividade aconteceu no último dia 11, no município de Gararu; esta semana acontece a 20ª edição, desta vez na cidade de Santana do São Francisco, região do Baixo São Francisco Sergipano. Paralelo a confecção de carteira de identidade, e a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital, por exemplo, também são ministradas palestras e orientações para proteção e combate à violência contra mulher; atendimento psicossocial na unidade móvel de combate à violência contra a mulher; articulação da rede de proteção local; entrega de mudas de plantas; oficina de atividade física; vivência esportiva; orientação sobre os Direitos do Consumidor; cadastro e recrutamento de empregadores para oferta de emprego; cadastro de trabalhadores em busca de emprego; atualização cadastral e orientação quanto o acesso ao CadÚnico, entre outros.

Para o presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), os deputados e deputadas possuem papel essencial neste trabalho de avanço unificado. “Ao longo do ano, visitamos muitas cidades através deste programa e ficamos muito felizes com a recepção do povo em cada uma das cidades em que estivemos presente. São 19 edições, todas elas com sucesso registrado, obras sendo entregues ou autorizadas, serviços disponibilizados nas mais diversas áreas, e nós, deputados e deputadas, sempre marcando presença. São nos diálogos com os prefeitos, vereadores, e, principalmente com os moradores, que contribuímos para que os avanços necessários sejam devidamente aplicados. Fico muito feliz em estar dando a nossa contribuição para todos os municípios que compõem esta região do estado”, destacou.

Deputado estadual licenciado, Jorginho Araújo (PSD) – atual secretário de Estado da Casa Civil –, durante pronunciamento realizado em Sessão Plenária, no dia 19 de dezembro, apresentou um balanço geral sobre o programa. Conforme apresentado pelo gestor, o ‘Sergipe é Aqui’ foi idealizado sobretudo pelo governador Fábio Mitidieri antes mesmo de assumir a gestão, com o objetivo de aproximar a máquina pública da população, reforçando a oferta de 170 serviços num único dia. “O programa se consolidou e tem sido um sucesso total por onde tem passado. Somente neste primeiro ano de gestão, o programa chegou a 18 municípios e alcançou cerca de 85 mil cidadãos. Este trabalho nos permite conhecer de perto as demandas, e essa ação tem contribuído para a resolutividade”, afirmou Jorginho Araújo.

Presente na primeira atividade realizada este ano, a deputada Estadual Lidiane Lucena (Republicanos), enalteceu a ampliação dos serviços de saúde prestados para a população, em especial, da cidade que recebe o programa. A parlamentar reconheceu que, apesar de a atividade ser realizada em uma determinada cidade a cada edição, o trabalho de assistência também recepciona sergipanos naturais de municípios vizinhos. “Muito me deixa feliz começar o ano assistindo a oferta desses serviços para a população em geral. Atendimento de qualidade nas áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Companhia de Saneamento, Segurança Pública, Mulher, enfim, mais uma edição de sucesso. Nos fazemos presentes para acompanhar este trabalho e colaborar com o progresso do nosso estado”, afirmou a deputada.

Fonte: Alese


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.