Prefeitura reúne diretores de escolas municipais para primeira reunião de trabalho do ano letivo de 2024


23/01/2024 17:41

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu a primeira reunião de trabalho do ano letivo de 2024 com os diretores escolares das 79 unidades de ensino da rede. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, na sede da Semed, localizada no bairro Jardins, e contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, que reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública no município.

Além de alinhar ações e discutir estratégias administrativas e pedagógicas, o momento também teve como finalidade a apresentação de novas medidas que serão implementadas no início do ano letivo de 2024. O prefeito iniciou a reunião ressaltando a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e com a oferta de serviços que garamtam dignidade à população.

Edvaldo destacou, também, o papel fundamental dos educadores e gestores escolares nesta jornada de formação dos cidadãos do futuro e reafirmou o compromisso da gestão municipal em promover melhorias significativas para fortalecer o ensino na capital. Para ele, o futuro das crianças e adolescentes que estudam na rede municipal “depende da educação, do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, do nosso esforço, do esforço de todos vocês, gestores”.

“Este ano, teremos cerca de 36 mil alunos em nossas escolas e estamos trabalhando diuturnamente para criar as condições necessárias para que possamos ofertar um ensino cada vez mais qualificado às nossas crianças e adolescentes, aos nossos jovens e também à população adulta que busca retomar os estudos. Então, esse é um momento muito importante para a nossa rede, estamos investindo significativamente para melhor equipar as nossas escolas, que hoje estão em pé de igualdade com as melhores escolas da rede privada, com salas de aula modernas, com lousas digitais, com computadores para todos os alunos do ensino fundamental, e tudo isso para que possamos garantir às famílias aracajuanas um ensino de qualidade, utilizando a tecnologia em favor da educação”, declara Edvaldo.

Para o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, um dos objetivos de promover esta reunião foi o de convocar os gestores para que se façam parceiros neste processo de implementação de políticas públicas.

“Em 2024, vamos fazer um trabalho de modernização das relações didáticas e pedagógicas nas nossas escolas. É do nosso interesse que a sala de aula e todo ambiente escolar do município sejam cada vez mais atrativos e agradáveis, tanto para os profissionais que ali atuam, como para os estudantes. E talvez estejamos, nesta rede, em uma fase da maior mudança de paradigma da história. Esse movimento diz respeito à construção de uma nova cultura educacional, que só vai vingar se estivermos todos juntos em uma cultura organizacional que utilize de todas as ferramentas que estamos colocando à disposição das unidades de ensino”, explica Ricardo Abreu.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, localizada no bairro 17 de Março, Mayra de Araújo, diz que esta reunião representa o apoio da gestão municipal aos diretores escolares, no sentido de contribuir na oferta de um trabalho de qualidade para a população.

“Iniciativas assim fortalecem ainda mais a confiança depositada em nós. Em reuniões como essa, organizamos metas e objetivos alinhados com as diretrizes da Semed, apresentando também os instrumentos tecnológicos e materiais impressos que serão fundamentais no processo educativo. Estamos ansiosos por esse novo ano, com a validação facial das crianças na educação infantil, por exemplo, vamos proporcionar uma segurança adicional para nós e para os pais, que poderão acompanhar de perto o progresso de seus filhos e abraçarmos um ambiente onde todos se sintam seguros e apoiados”, destaca Mayra.

Da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, também localizada no bairro 17 de Março, a diretora Neila Gouveia pontua que esta preparação para o começo de um novo ano letivo é fundamental para que todas as escolas desenvolvam seu trabalho de forma consistente com as metas traçadas pela Secretaria da Educação.

“Este é um momento muito importante, onde a gente troca ideias, possibilidades de crescermos juntos, conhecendo as propostas do ano de 2024, o novo material que nossos alunos vão receber e a melhor maneira de acolhermos nossos estudantes. Isso mostra o quanto esses estudantes têm possibilidades iguais a qualquer outro, de qualquer rede pública”, evidencia Neila.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.