DENÚNCIA:  Castramóveis estão abandonados em Dores e mais três cidades


03/02/2024 14:29

por Daniel Rezende

Os municípios de Nossa Senhora das Dores, Estância, Muribeca e São Cristóvão vivem uma situação alarmante com a superpopulação de animais abandonados nas suas ruas. Zoonoses (Doenças transmitidas por animais) e ataques a moradores têm sido constantes nesses quatro municípios que possuem a solução embaixo dos narizes dos gestores e mesmo assim a negligenciam com um absurdo desperdício de dinheiro público a partir do abandono dos equipamentos denominados “Castramóveis”.

Difundidos em Sergipe sob a iniciativa da ex-deputada e ativista da causa animal Kitty Lima, os castramóveis nada mais são que veículos preparados especialmente para a realização de pequenas cirurgias de castração em animais domésticos de maneira itinerante. A ideia era promover um circuito de castrações em cada município que recebesse o equipamento, de maneira a intensificar o controle das superpopulações de animais verificadas nos municípios.

Para alcançar esse objetivo, houve muita cobrança dos ativistas da causa animal e uma mobilização forte que culminou na destinação de emendas parlamentares para a aquisição dos equipamentos em vários municípios. Os quatro mencionados, além da capital Aracaju, foram os primeiros contemplados. Porém, com exceção da capital, nenhum dos castramóveis vêm sendo utilizados e se encontram em estado de total abandono junto às frotas de veículos das prefeituras.

O caso de Nossa Senhora das Dores é o mais gritante. Desde 2022 o castramóvel se encontra sob posse do município sem que ao menos uma castração tenha sido realizada nesse período. Inicialmente ele estava aos olhos da população, estacionado na garagem da Secretaria Municipal da Saúde. Mas após denúncia do vereador Lucas Lima (Cidadania), foi retirado para não gerar ainda mais desgaste entre o prefeito Mário da Clínica (Cidadania) e a população. O vereador, aliás, tem cobrado no Ministério Público para que este entre no circuito e fiscalize.

Se a falta de insumos e verbas para a aquisição destes é uma boa desculpa das demais prefeituras, a de Nossa Senhora das Dores não pode nem se apoiar nesse perdão esfarrapado. É que já foram destinados mais de R$ 30 mil em recursos para a aquisição de insumos, além de já possuir médico veterinário no quadro de funcionários públicos. O que aconteceu com essa grana? Somente o prefeito Mário pode responder. 

O fato é que Dores, Estância, Muribeca e São Cristóvão vivem situações gritantes e seus gestores por vezes posam para fotos com ativistas da causa como forma de se aproximar de um eleitorado que tem sido cada vez mais exigente e representativo, mas na prática pouco atuam para promover um bem-estar social a partir do controle de zoonoses e demais problemáticas.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.