São Miguel do Aleixo caminha para eleição de candidata única


06/02/2024 16:01

por Daniel Rezende

A morte do ex-prefeito Everton de Zeinha, às vésperas do pleito municipal de 2020, deixou um grande vácuo na política de São Miguel do Aleixo. À época, o jovem prefeito possuía avaliação positiva recorde na história do município e caminhava a largos passos para uma reeleição tranquila. O sonho foi interrompido pelo acidente que vitimou Everton e entregou de mãos beijadas a vitória eleitoral ao hoje prefeito Gilton Meneses (PSD).

Em mais de três anos Gilton conseguiu a proeza de trilhar o caminho inverso de Everton: Se tornou extremamente rejeitado pela população e, principalmente, pela classe política. Hoje a maior parte do agrupamento que acompanhava Everton e que, por tabela, se somou ao seu projeto, range os dentes de ódio do atual prefeito.

Além de rejeitado, Gilton pegou fama de traidor pela movimentação que fez para barrar a candidatura de Cleane de Zeinha, irmã do saudoso Everton. Nos bastidores, havia um acerto de que em 2024 Cleane seria a candidata do agrupamento, tendo em vista que Gilton não poderia ir à sucessão, pois em 2020 assumiu por dois meses o cargo de prefeito. Indo de encontro ao combinado, o prefeito tratou de articular a sua sucessão a partir da pré-candidatura de David de Nem e escanteou a irmã de Everton.

A partir daí o cenário parecia estar ajustado: David de Nem pela situação e Cleane pela oposição travariam um duelo pela Prefeitura de São Miguel do Aleixo. Faltava combinar com a população e com o próprio agrupamento remanescente. Os índices de rejeição e rompimento foram crescendo e o resultado não poderia ser outro: Desistência da candidatura de David de Nem. Esse, inclusive, pontuou em entrevista ao jornalista Luiz Carlos Focca que recuaria em respeito à família de Cleane.

Dias antes o vice-prefeito Edmilson de Preta já havia anunciado a entrega dos cargos indicados na gestão e o rompimento político com o prefeito. A partir dali estava sacramentada a debandada final do agrupamento de situação. Gilton ficaria a ver navios, sem ter um candidato para sucedê-lo. Afinal de contas, ninguém quer entrar numa barca furada, não é mesmo?!

Se um fato novo não se concretizar nos próximos meses, veremos Aleixo com uma eleição vencida por W.O ou com uma diferença de percentual histórica.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.