Ninã Victor reflete sobre os 222 anos de Propriá: “Há muito perdemos o protagonismo estadual”


07/02/2024 12:58

 

*Ninã Victor é proprianse, assessor político, estudante de Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e Secretário Nacional de Juventude do Cidadania.

Neste dia 07 de fevereiro celebramos mais um aniversário de Propriá, a cidade que nasci, cresci e tanto me orgulho. São 222 anos de uma história marcada por uma cultura rica e um povo batalhador e ordeiro.

Certamente quem passa por Propriá se encanta com suas belezas e seu clima acolhedor, é impossível passar por aqui e não querer voltar. É justamente essa magia que faz sermos reconhecidos por onde passamos, reforçando o orgulho de ser propriaense.

Somos a principal cidade do Baixo São Francisco, movimentamos e aquecemos a encomia local, a nossa importância na região é inegável. Entretanto, há muito perdemos o protagonismo estadual, precisamos retomar isso.

Lamentavelmente, o município que já ostentou a segunda maior economia do estado, hoje foi passado para trás e desempenha um papel de coadjuvante perante as outras cidades sergipanas. Foram alguns anos de derrocada econômica e social que nos fizeram parar no tempo.

É fundamental um projeto político que pense Propriá a longo prazo, não será do dia pra noite que conseguiremos recolocar a cidade no topo, será um processo gradativo. Podemos começar investindo no turismo, atraindo empresários e reaquecendo o comércio. Isso passa por uma construção de tornar o município um local seguro para investimentos, do ponto de vista econômico e fiscal. 

Enquanto não vivemos na Propriá pujante que Sergipe conheceu, continuaremos a trabalhar para trazer de volta ao nosso povo o posto que merecemos, sem deixar de bater no peito e evidenciar o orgulho de ser ribeirinho e filho das águas do Velho Chico. 

Viva a princesinha do Baixo São Francisco, viva os ribeirinhos, viva o povo propriaense. Não deixaremos de lutar pela nossa cidade, como bem diz o nosso hino, o futuro feliz haverá de ser.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.