Quebra de sigilo de jornalista é o novo absurdo do Governo Mitidieri

O percurso dessa operação, com o pedido de quebra de sigilo, supõe que há algo muito além de uma simples busca e apreensão


20/02/2024 11:53

por Daniel Rezende

A defesa da jornalista Gleice Queiroz emitiu nota pública na manhã desta terça-feira, 20, denunciando a tentativa de quebra de sigilo telemático e telefônico da jornalista. Gleice é alvo de operação da Polícia Civil por suposta apropriação indevida de dois aparelhos eletrônicos da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), órgão para o qual atuou na função de diretora de comunicação.

O pedido de acesso e extração irrestrito aos dados e conteúdos produzidos e armazenados pela jornalista nos dois aparelhos foi classificado como uma “ilegalidade” pela defesa, tendo em vista que ali estão armazenadas todas as conversas envolvendo a jornalista e suas fontes. O sigilo da fonte, aliás, é uma garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso XIV da Constituição Federal, e representaria um absurdo sem precedentes da Polícia Civil de Sergipe comandada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD).

Para se ter uma ideia do que está prestes a acontecer em Sergipe, é preciso salientar que apenas dois casos foram registrados em todo o país de pedidos de quebra de sigilo telefônicos de jornalistas com vistas a identificar possíveis fontes. O caso mais marcante e de maior repercussão envolveu o jornalista Allan de Abreu e foi alvo de forte mobilização de entidades em defesa da liberdade de imprensa em todo o país.

Se vier a se concretizar, uma mancha obscura se instalará no Governo Fábio Mitidieri. Afinal, a investigação visava apenas descobrir se a jornalista estava em posse dos aparelhos e nada mais além disso. O percurso dessa operação, com o pedido de quebra de sigilo, supõe que há algo muito além de uma simples busca e apreensão que pode culminar na identificação das fontes que muniram Gleice ao longo dos últimos meses com escândalos e falhas do Governo.

A quem interessaria descobrir e mutilar as fontes que depõem contra o Governo Fábio Mitidieri?


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.