Aliança com Laércio gera desconforto e afastamento na chapa do PT de Japaratuba


24/04/2024 08:24

por Daniel Rezende

A divulgação de uma carta aberta ao povo de Japaratuba, feita por dois militantes do Partido dos Trabalhadores nos últimos dias, expôs uma ferida que está aberta e sangrando na chapa puro-sangue considerada a favorita para vencer a eleição para prefeito do município.

Formada por Sizi da Saúde (prefeita) e Rui Brandão (vice-prefeito) a chapa dos pré-candidatos está abalada desde que a pré-candidata a prefeita passou a dialogar com o Progressistas, através do senador Laércio Oliveira e do pré-candidato a vereador, Manildo, e fechou acordo para ter o apoio do partido no processo eleitoral.

Desde então, o comentário nos bastidores é forte de que a chapa será alterada para abrigar o vereador e presidente da Câmara, Valdir Neguinho (Progresistas) enquanto pré-candidato a vice, o que afastaria Rui Brandão do processo definitivamente. Valdir era da base aliada da prefeita Lara Moura (União Brasil), mas rompeu após não ter sido escolhido o pré-candidato à sucessão dela.

Ele rompeu com os Moura e agora se aliou a Laércio, filiando-se ao Progressistas, e visando ser um pré-candidato a vice na chapa de Sizi.

É perceptível que Rui vê com desconfiança esse movimento de aproximação com Laércio e esfriou a sua presença em atos de pré-campanha e demais eventos, a exemplo da visita do ministro sergipano Márcio Macedo a Japaratuba durante o último sábado, 27. Brandão alegou compromisso de trabalho e não esteve presente e tampouco enviou representante para demarcar posição.

A situação é ainda mais complicada se for levado em consideração que Rui Brandão é um quadro mais antigo do PT, que organizou e tocou o projeto do partido no município nas últimos eleições, aceitou ser “arranjado” na posição de vice, mesmo pontuando bem nas pesquisas, e concordou com a filiação de Sizi ao PT para formarem essa chapa puro-sangue.

Com todos os atritos, a chapa do PT ainda é franco favorita à vitória em Japaratuba, mas se não abrir os olhos e buscar um entendimento firme dos rumos dessa coligação, pode entregar de mãos beijadas aos Moura uma sucessão e a continuidade de uma dinastia à frente do município.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.