Sergipe tem mais de 50 mil novos eleitores em 2024 e estão aptos a votar
O estado também teve mais de 53 mil transferências de domicílio eleitoral
No período entre 8 de janeiro e 8 de maio de 2024, o cadastro eleitoral de Sergipe registrou a entrada de 50.842 novos eleitores em todo o estado. Paralelamente, a Justiça Eleitoral de Sergipe contabilizou 53.491 transferências de domicílio eleitoral nesse mesmo intervalo de tempo.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), na capital, Aracaju, foram cadastrados 5.099 novos eleitores, enquanto diversos municípios do interior também viram um aumento no número de alistamentos, com destaque para Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana e São Cristóvão.
Por outro lado, alguns municípios apresentaram um menor número de novos eleitores cadastrados, como Pedra Mole, General Maynard, São Miguel do Aleixo, Cumbe e Telha.
O perfil dos novos eleitores revela uma predominância de jovens, especialmente entre 15 e 18 anos, e uma busca significativa pelo primeiro título eleitoral por pessoas entre 19 e 36 anos. Os eleitores mais idosos representam uma parcela menor dos novos registros.
Em relação às transferências de eleitores, Aracaju lidera com 6.286 transferências, seguida por Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Lagarto.
Em termos de grau de instrução, a maioria dos novos eleitores e dos que transferiram seus títulos possui ensino médio incompleto ou completo, seguido por eleitores com ensino fundamental incompleto ou completo e aqueles com ensino superior incompleto ou completo. Há também eleitores alfabetizados, mas sem ensino formal, e analfabetos.
Fonte: F5News
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.