Fábio extrapola limites da tirania e pede abertura de inquérito policial contra professor


12/11/2024 09:47


Política de Fato teve acesso a uma peça judicial que escancara a perseguição do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), contra os professores da Rede Pública Estadual. Nela, o governador solicita ao Tribunal de Justiça (TJ-SE) a abertura de um inquérito policial contra o professor Roberto Silva, presidente do Sintese.

Em litígio com o sindicato desde o início deste ano, Fábio tem promovido ataques sistemáticos contra os movimentos sindicais e sociais no estado. As ofensas e atitudes ditatoriais têm sido frequentes, com vistas a destruir a reputação dos trabalhadores perante a opinião pública. Desta vez, o gestor parece ter extrapolado os limites ao tentar “dar recado” à categoria agindo individualmente contra Roberto Silva, considerado um dirigente sindical de conduta ilibada e cumpridor da sua função de professor na sala de aula concomitantemente ao papel de liderança em defesa do magistério.

Além desta ação extremamente autoritária, partiu do governador também o pedido de bloqueio das contas do Sintese e a penalidade de multa diária de R$ 250 mil por qualquer movimento de paralisação dos professores para a cobrança de direitos básicos da categoria.

Nesta terça-feira, 12, os trabalhadores da educação cruzam os braços contra a falta de diálogo e a tirania de Fábio. Desde 2023 não há negociação com o sindicato e tampouco uma demonstração de respeito às pautas da categoria.

Desde então, o diálogo não foi reaberto e os professores amargam a falta de valorização, com gratificações congeladas e 12 anos de empobrecimento, além de uma redução salarial de 54% ao mês, diante do descumprimento do Governo à Lei do Piso Salarial do Magistério.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.