FAMES: Federação dos Ex-Prefeitos de Sergipe?


18/02/2025 11:53

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) apresentou uma formação de diretores minimamente bizarra na última segunda-feira, 17. Os quatro eleitos para compor a diretoria são ex-prefeitos que coordenarão as ações da entidade n o próximo biênio que inicia agora em 2025. 

A coordenação da federação ficará a cargo da ex-prefeita de Capela, Silvany Mamlak; a vice-presidência terá Esmeralda Cruz, ex-prefeita de Carmópolis; o tesoureiro será Alan Andrelino, ex-prefeito de Areia Branca e o 1º secretário, Marcell Souza, ex-prefeito de Campo do Brito. 

Coincidentemente -ou não-, a repetição dessa mesma situação ocorreu em família. Foi lá em 2021, quando o ex-prefeito de Ilha das Flores e atual deputado estadual, Cristiano Cavalcante, garantiu sua reeleição mesmo tendo recém-concluído o seu mandato de prefeito. Esse mesmo Cristiano é esposo da atual presidente, Silvany Mamlak. 

Para chegar a essa situação constrangedora que vive a FAMES, foi preciso efetuar alterações que desvirtuam os objetivos desta que é considerada uma das mais fortes entidades do estado. Fundada nos anos 2000 pelo atual prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, a FAMES viveu momentos de discussões importantes justamente com o prefeito de Santana no seu comando. Hoje, aparentemente, a entidade vive do passado, com poucas mobilizações e ações com a importância de outrora.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.