Vereadora Sonia Meire se reúne com secretária de Educação e Sindipema


18/02/2025 16:04

Na tarde de segunda-feira (17), a vereadora Sonia Meire (PSOL) participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a secretária, Edna Amorin, para uma reunião sobre as pautas da educação da capital sergipana, com a participação do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).


Após fiscalizar algumas escolas, verificar a falta de cuidadoras e cuidadores e participar da assembleia do sindicato ouvindo professores e professoras, a parlamentar levou para a secretária os problemas apresentados pelos profissionais e observados durante as visitas. Sonia Meire convidou a direção do Sindipema para que sua direção também pudesse abordar os temas de interesse da classe.
 
“Nós vamos continuar visitando as escolas, principalmente porque, ao ir até a assembleia dos professores, ouvimos os clamores dos profissionais, principalmente sobre a falta de cuidadores e mediadores de aprendizagem, o que está comprometendo o trabalho e o desenvolvimento das crianças. Então, fomos até a secretaria para cobrar com urgência essa demanda. Hoje esse trabalho é realizado por meio de contrato com uma terceirizada, o que não tem as especificações para preparar essas pessoas para assumir esta função”, disse a vereadora.
 
A pauta da reunião foi vasta e além da questão das cuidadoras e cuidadores, a vereadora cobrou também a climatização das escolas, um tema que a parlamentar já cobrava à antiga gestão. O calor tem se intensificado e Sonia Meire já havia solicitado ao antigo secretário que fizesse as instalações elétricas externas para as escolas que não comportam os condicionadores de ar  e todos os equipamentos.
 
“Ontem tratei novamente sobre a climatização das unidades de ensino, desta vez com a secretária Edna e a sua equipe, porque o calor só piora, nós estamos o tempo todo lidando com a urgência climática. Tratamos ainda sobre as emendas que destinamos para as escolas e para o conselho escolar, que realizarão diversas atividades e oficinas, além da aquisição de equipamentos. Reforçamos ainda a importância de garantir a autonomia das escolas, e que nós vereadores não podemos fazer nada que desrespeite esse processo. A nossa luta vai seguir firme, reforçando a valorização dos profissionais da educação, com o reconhecimento dos professores e o pagamento do piso, além de continuar na defesa da escola pública laica e de qualidade.”, finalizou Sonia Meire.

Fonte: Câmara Municipal de Aracaju


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.