Emília mostra pluralidade com povos de terreiros no Aniversário de Aracaju


17/03/2025 20:03

Pela primeira vez na história, os Povos de Terreiros foram oficialmente incluídos nas celebrações do aniversário de Aracaju. A comemoração dos 170 anos da cidade marcou esse avanço com a realização do Padê de Exu, na manhã desta segunda-feira, 17, na Praça de Eventos Hilton Lopes, mais conhecida como Praça dos Mercados.

A prefeita Emília Corrêa, acompanhada do vice-prefeito e secretário de Comunicação, Ricardo Marques, participou do evento no Centro da cidade, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o respeito à liberdade religiosa.

“Aracaju é uma cidade plural, construída por diferentes mãos, crenças e culturas. Celebrar nossa história sem reconhecer a contribuição dos Povos de Terreiros seria ignorar uma parte essencial de quem somos. Hoje, damos um passo histórico rumo ao respeito e à inclusão de todos que fazem de Aracaju uma cidade rica em diversidade”, declarou a prefeita.

Ela também reforçou que a gestão busca contemplar a todos, independentemente da fé ou tradição. “A liberdade religiosa é um direito fundamental, e não precisamos de uma lei para garantir aquilo que deve ser cumprido: o respeito e a dignidade de cada cidadão. Esse é um momento de união, de valorização das nossas raízes e de reafirmação de que somos uma gestão para todos. Sintam-se contemplados e saibam que estamos aqui para cada um de vocês. Que Deus abençoe a todos”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário de Comunicação, Ricardo Marques, destacou a importância da inclusão. “Seguindo a determinação da prefeita Emília Corrêa, esta comemoração foi pensada para representar todos os povos, cores e histórias. As religiões de matriz africana fazem parte da nossa identidade, assim como outras tradições que também participaram das festividades. O respeito e a inclusão são princípios fundamentais da nossa gestão.”

Fonte: Ascom


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.