Trabalho e Capacitação profissional são destaques nos 100 primeiros dias da nova gestão municipal


11/04/2025 17:51

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho de Aracaju (Fundat) iniciou o ano com avanços significativos em suas ações. Nos primeiros 100 dias de 2025, a instituição contabiliza resultados bastante expressivos, com destaque para a criação do Giro Fundat — um evento itinerante que leva serviços da Fundação e de seus parceiros diretamente aos bairros da capital.

Nas duas primeiras edições do Giro Fundat, foram emitidas 70 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e realizados 230 agendamentos para emissão do documento, totalizando 300 atendimentos relacionados à identificação civil. Além disso, o evento ofereceu uma ampla gama de serviços das secretarias municipais e instituições parceiras, resultando em mais de 2.000 atendimentos à população — demonstrando o compromisso da Fundat com a descentralização dos serviços públicos e a promoção da cidadania.

Os serviços da Fundat na sede e nas Unidades de Qualificação Profissional – UQPs – somaram mais de 10.000 atendimentos nos primeiros 100 dias da gestão, com destaque para a qualificação de aproximadamente 1.800 pessoas. 20 novos cursos estão sendo oferecidos nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), ampliando as oportunidades de formação com foco na qualidade para a população.

A Fundat intermediou 219 contratações nesses primeiros 100 dias, mais que o dobro de 2024, e captou 512 vagas superando os números do ano anterior em mais que o dobro. Foram cadastrados 2.768 novos currículos na base de dados da Fundação Municipal.

A abertura de dois novos postos de atendimento nos bairros Olaria e Coroa do Meio visa a ampliar a cobertura dos serviços da Fundat e facilitar o acesso da população às oportunidades de qualificação e emprego. Além disso, a captação de empresas aumentou mais de 50% em relação ao primeiro trimestre de 2024, com 168 empresas captadas em 2025, contra 107 em 2024.

Esses resultados refletem o compromisso da Fundat com o desenvolvimento econômico e social de Aracaju, por meio da oferta de serviços públicos de qualidade e da ampliação de oportunidades para a população, especialmente nos territórios com maior vulnerabilidade.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.