Enquanto aguardam nova proposta de Fábio, professores marcam nova paralisação
O diálogo entre o governador de Sergipe e o Sintese, sindicato responsável pela defesa dos professores sergipanos, avançou neste início de 2025. A mesa de negociações foi reestabelecida e o encaminhamento da ultima reunião ocorrida em março, é o de que uma nova proposta será apresentada nos próximos dias.
Embora avance na conversa que antes era inexistente, a categoria não pretende permanecer em silêncio. Uma nova mobilização está marcada para a próxima quarta-feira, 23, seguindo o calendário da Confederação Nacional que rege o Sintese. Outras manifestações acontecerão em várias cidades país a dentro.
No último encontro da mesa de negociação, o governador acenou para uma proposta positiva para a categoria, mas informou que alguns pontos, como a discussão dos percentuais de carreira e o abono salarial, serão discutidos somente no segundo semestre.
Os professores pedem desde o início do Governo Fábio que haja descongelamento das gratificações, que foi assegurado nos anos anteriores para as demais carreiras com exceção dos professores; auxílio tecnológico, que foi suspenso após 2022; correção da tabela salarial, em virtude de divergências no que está sendo pago e a vinculação do triênio aos vencimentos, que está congelado desde 2022 e que há, inclusive, decisão do STF pelo não congelamento.
Em nota, o Governo de Sergipe informou que as demandas do magistério são tratadas como prioridade, reforçando que a nova proposta a ser apresentada deve contemplar grande parte dos interesses da categoria. “Em janeiro de 2024 foi iniciada a retomada da carreira do magistério após 16 anos de congelamento, e será concluída agora em 2025”, complementa a nota.
Por Redação Política de Fato
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.