Fábio anuncia incentivos para renovação da frota e justifica aumento da tarifa: “Não tem jeito”
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na manhã desta quarta-feira (23), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, justificou o reajuste na tarifa do transporte coletivo intermunicipal, anunciado na terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado.
Segundo Mitidieri, o valor cobrado estava defasado há muito tempo, e isso comprometia a qualidade do serviço. Uma das problemáticas é o uso de veículos antigos em um sistema cuja tarifa não cobre os custos operacionais. “A conta não fecha nem para o usuário nem para o concessionário”, disse.
O governador ressaltou que os aumentos são inevitáveis diante da alta nos custos gerais. “Não tem jeito! Tudo sobe: o custo de vida, a gasolina, o preço de um pneu, a manutenção… e isso precisa ser, de alguma repassado, repassado”, afirma.
Ele também reconheceu os transtornos causados pela medida, mas reforçou a necessidade do reajuste para evitar o colapso do sistema. “Eu entendo o transtorno que está, mas, sem reajuste, o sistema só vai piorar. Porque tem custos para quem transporta”, explicou.
Incentivos para renovação da frota
Durante a entrevista, Mitidieri também anunciou novas medidas em parceria com o Banese e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), previstas para serem lançadas ainda neste ano, com o objetivo de renovar a frota que opera entre os municípios sergipanos. A ideia é permitir que todos os veículos com mais de 10 anos, prazo limite estabelecido por lei, possam ser substituídos.
“Nós vamos reduzir o ICMS para [facilitar] a troca desses veículos e oferecer um financiamento, via Banese, com juros subsidiados pelo governo”, finaliza.
Fonte: Fan F1
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.