Vereador Camilo Daniel cobra da prefeita Emília soluções para famílias sem-teto


07/05/2025 15:32

Nessa terça-feira, 06, a prefeita Emília Corrêa recebeu o vereador Camilo Daniel para tratar de demandas da população aracajuana. Entre as pautas apresentadas está a situação das mais de mil famílias que residem nas ocupações dos bairros Atalaia, Santa Maria e Moema Meire. As famílias precisam da regularização do seu cadastro para construção de moradias populares que garantam dignidade, pois moradia é um direito humano básico garantido pela Constituição Federal de 1988 e implementado através de políticas públicas do Governo Federal como o Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o vereador Camilo Daniel, “mais de mil famílias aracajuanas estão agora debaixo de uma lona, estamos enfrentando um período com previsão de fortes chuvas que colocam em risco à vida de crianças, idosos, pessoas com deficiência e adultos em vulnerabilidade social que residem nessas moradias improvisadas. A prefeitura precisa agir para dar dignidade a essas pessoas, visto que o Governo Federal tem um programa que garante moradia popular, precisamos que a prefeitura acesse essas políticas públicas e melhore a vida da nossa gente”.

Outras demandas

O vereador Camilo Daniel também tratou da regularização fundiária da comunidade Riacho do Cabral no bairro Jardim Centenário, do projeto de reurbanização da comunidade Prainha do bairro Industrial, da Unidade Básica de Saúde Humberto Mourão no São Conrado e a necessidade de uma praça para que as crianças tenham lazer, da reforma e revitalização do Museu do Mangue no bairro Coroa do Meio e do futuro da maternidade Lourdes Nogueira, pois, de acordo com o vereador, “a população e os profissionais estão se sentindo inseguros quanto à manutenção da concepção humanizada na maternidade, há dúvidas quanto à nova direção que será tomada nos procedimentos e acolhimento”, afirmou.

Ao ouvir as demandas a prefeita se comprometeu a organizar um grupo de trabalho para cadastrar as famílias das ocupações e posteriormente criar projetos de moradia popular através do Minha Casa Minha Vida. Quanto à regularização fundiária da comunidade Riacho do Cabral a situação da comunidade Prainha foi acordado que a equipe da Emurb fará uma visita às localidades para avaliar as possibilidades de regularização. O Museu do Mangue também será vistoriado e avaliado quanto às possíveis soluções para revitalização do espaço. No que se refere à Maternidade Lourdes Nogueira no bairro 17 de Março, será agendada visita em conjunto do poder executivo com a comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Aracaju para que seja discutida a situação.

O mandato popular do vereador Camilo continua firme nas trincheiras de luta em defesa da classe trabalhadora, “tenho visitado os bairros e ouvido as demandas, precisamos ser ágeis nas respostas, nossa gente não merece o abandono, espero que as pautas reivindicadas sejam resolvidas e nosso povo tenha dignidade. Vou acompanhar o desenrolar de cada ação da prefeitura para que os problemas sejam solucionados”, concluiu.

Fonte: Câmara Municipal de Aracaju


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.