Município de Poço Verde é autuado pela Adema por descarte de lixo irregular
Local fica a cerca de 1,5km da área onde funcionava o antigo lixão da cidade, que foi encerrado também pela Adema, em parceria com o Ministério Público Estadual.
O município de Poço Verde foi autuado pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), após denúncias recebidas nas redes sociais, pelo descarte irregular de lixo em um local que fica a cerca de 1,5km da área onde funcionava o lixão da cidade. O antigo lixão foi fechado pelo Ministério Público de Sergipe, em 2023, e novamente interditado pela Adema no dia 7 de fevereiro de 2024.
O flagrante foi localizado próximo a um antigo matadouro e os fiscais constataram a presença de resíduos domésticos, hospitalares e de construção civil. Ainda, durante a vistoria, dois caminhões de coleta de lixo foram flagrados fazendo o descarte irregular.
Segundo a Adema, o descarte incorreto ocasiona o contato direto de poluentes com o solo. Em Poço Verde, a situação é ainda mais preocupante devido à proximidade com o Rio Real, já que as chuvas podem transportar o chorume para os corpos hídricos.
Diante dos fatos, a Adema solicitou ao município interrupção imediata do descarte irregular, apresente um plano para a correta destinação dos resíduos e providencie a recuperação da área degradada.
A prefeitura de Poço Verde informou que foi feita uma reunião com a Adema, na última terça-feira, na qual foi estabelecido um prazo de 15 dias para que todo o lixo fosse retirado.
Por meio de nota, a prefeitura também afirmou que está trabalhando para conscientizar a população sobre a forma correta de descarte de lixo e está comprometida a ouvir e responder a todos os questionamentos da sociedade e dos órgãos de controle.
Como denunciar
A população pode denunciar situações similares por meio do site da Ouvidoria, presencialmente na sede da Adema, pelo número telefônico (79) 3198-7152, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou ainda, pelo email denuncia@adema.se.gov.br.
Fonte: G1 Sergipe
Foto: Adema
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.