Pressionada após indireta de Rodrigo, Emília se expõe em defesa de Bolsonaro


19/07/2025 17:04

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), divulgou na manhã deste sábado uma mensagem pública em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi alvo de operação da Polícia Federal na sexta-feira (17). O posicionamento da chefe do Executivo municipal veio mais de 24 horas após os acontecimentos e em meio à pressão política desencadeada por uma postagem do deputado federal Rodrigo Valadares.

Na última sexta-feira, o parlamentar publicou em seu perfil no X uma cobrança direcionada aos bolsonaristas sergipanos para que se manifestassem sobre a operação contra Bolsonaro. Sem citar nomes, o deputado criticou o que chamou de “silêncio sepulcral” das lideranças “de direita” do estado, classificando-as como “caroneiras” e afirmando seu compromisso com “a direita verdadeira, ou seja, com Bolsonaro”. A postagem criou um clima de tensão dentro da base bolsonarista local, especialmente porque Rodrigo busca apoio para sua possível candidatura ao Senado, contando com a aliança da prefeita da capital sergipana.

Recebida como um recado direto à base política de Emília, a cobrança parece ter motivado a prefeita a publicar sua nota oficial na manhã deste sábado, na qual expressou solidariedade à família de Bolsonaro e ressaltou a importância do respeito aos direitos e à dignidade durante as investigações. O texto foi interpretado como uma resposta obrigatória diante da pressão interna de membros da legenda em âmbito nacional e estadual.

Notou-se, no timing do gesto de Emília, que a cobrança pública realizada pelo deputado sobre a pauta bolsonarista a pressionou a se posicionar oficialmente, expondo a delicada articulação política em torno do tema.

Até então, Emília preferia evitar pronunciamentos diretos sobre Bolsonaro, mantendo distância da polarização nacional durante o pleito em que saiu vitoriosa e repetindo a estratégia desde que iniciou sua gestão à frente de Aracaju. No entanto, diante da cobrança pública e incisiva do aliado, a prefeita se viu obrigada a se expor em público para preservar a unidade da base e responder às expectativas de apoio de seus eleitores, principalmente da parcela considerável de bolsonaristas da capital sergipana, que deu 142.489 votos ao ex-presidente no 2º turno da eleição presidencial.

A relação política entre Emília Corrêa e Rodrigo Valadares é estreita: a prefeita nomeou a mãe do deputado, Simone Valadares, para comandar a Secretaria de Assistência Social de Aracaju. O gesto, por si só, indica o alinhamento entre prefeita e deputado, em uma conjuntura que tenta formar musculatura para as eleições de 2026.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.