Polícia aponta filho da vice-prefeita de Neópolis como autor de vandalismo em carro do prefeito


23/07/2025 21:28

A Polícia Civil concluiu o inquérito que investiga o dano qualificado causado ao veículo oficial do prefeito de Neópolis, Alysson Tojal. O relatório final obtido pela reportagem, aponta como autor do crime Pedro Leonardo Costa Pinheiro Vieira, conhecido como "Coxa", filho da atual vice-prefeita do município.

O caso ocorreu na noite de 21 de junho de 2025, por volta das 23h30, na zona rural da cidade, nas proximidades da chácara de um conhecido local, Anderson “Andinho”. A caminhonete HILUX SW4 do prefeito foi encontrada na manhã seguinte com diversos riscos profundos e arranhões, que causaram um prejuízo estimado em R$ 10.000 reais.

Segundo o relatório policial assinado pelo delegado Khertton Rafael de Queiroz Gomes, Pedro Leonardo estava no local e hora dos fatos, em companhia de outros jovens: Imagens de câmeras de segurança analisadas pela Polícia Civil mostram Pedro descendo de um veículo e indo em direção à caminhonete do prefeito, permanecendo próximo a ela por vários minutos, enquanto os demais ingressavam na chácara.

Depoimentos colhidos durante a investigação reforçaram que apenas o filho da vice-prefeita permaneceu do lado de fora da chácara por tempo suficiente para ter praticado o ato. Amigos próximos ainda relataram que Pedro chegou a mencionar que “resolveria o problema” e que “não queria envolver os pais, por serem políticos”.

Para a polícia, a motivação do crime teria sido egoística, relacionada a um contexto de “inconformismo político”, com indícios de ruptura entre grupos da gestão municipal. O inquérito conclui que Pedro Leonardo agiu de forma deliberada, sendo formalmente indiciado pelo crime de dano qualificado por motivo egoístico e com prejuízo considerável.

A defesa do investigado nega as acusações, alegando que Pedro “não se recorda” do ocorrido e que teria permanecido pouco tempo fora da chácara. No entanto, a versão do investigado foi considerada isolada e contraditória em relação às demais provas dos autos.

O caso ganhou contornos políticos delicados e inflamou o clima político na cidade, expondo tensões internas.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.