Crimes do INSS: Polícia Federal deflagra nova etapa da operação em Sergipe


09/10/2025 12:02

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 09, uma nova fase da Operação Sem Desconto, destinada a desarticular um esquema de descontos associativos ilegais aplicados de forma indevida sobre aposentadorias e pensões do INSS.

Em Sergipe, 12 mandados foram cumpridos nos municípios de Aracaju, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto. Outros estados como São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal também foram alvos da operação que totalizou 66 mandatos de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, esta fase visa aprofundar as investigações e esclarecer a possível ocorrência de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e atos de ocultação ou dilapidação patrimonial.

Fase Inicial

A Operação Sem Desconto teve sua fase inicial deflagrada em abril de 2025, com objetivo de combater os descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários. Na ocasião, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, além de seis mandados de prisão temporária.

Estima-se que o esquema tenha desviado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, afetando milhões de aposentados e pensionistas. Também foi apurado que associações de fachada e servidores públicos colaboravam para inserir benefícios em “entidades fictícias”, permitindo descontos mensais indevidos.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.