Dança das cadeiras: Indicado de Gustinho é demitido do DNOCS


15/10/2025 16:48

Os votos do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) a favor da PEC da Blindagem e contra a Medida Provisória Alternativa ao IOF custaram caro ao parlamentar, já que sua principal indicação ao planalto, Marcos Vander Costa da Cunha, foi exonerado da coordenadoria estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Sergipe.

A decisão faz parte do movimento de “faxina política” conduzido pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que vem reorganizado a base de sustentação do governo Lula, sobretudo após a derrubada da MP que taxava bancos, bet e bilionários. O objetivo da movimentação é afastar aliados de deputados que têm votado contra pautas consideradas prioritárias pelo governo.

Gustinho não está solitário nessa “dança das cadeiras”, já que o ex-deputado federal André Moura, que preside o União Brasil em Sergipe, também perdeu o comando da Codevasf com a demissão do ex-superintendente Thomas Jefferson. Além disso, por mais que as lideranças tenham perdido espaços de destaque devido ao pente fino da ministra, a orientação da nacional do Republicanos e do União Brasil é para que os integrantes das siglas sejam oposição de fato.

Ao jornal O Globo, Gleisi afirmou que a promessa de apoio à reeleição do presidente Lula deve ser discutida com os deputados que pretendem manter a indicação de cargos no Governo Federal.

Literalmente, Gustinho ficou em maus lençóis e deve perder força junto a aliados, que devem pressionar o deputado para compensar os espaços perdidos. A negação desses espaços pode inviabilizar seu projeto de reeleição que, por si só, já se mostra fragilizado.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.