Alese reforça campanha ‘Novembro Azul’ que visa conscientização sobre a saúde do homem

Durante o mês de novembro a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) reforça à campanha de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação é baseada na aprovação da Lei Nº 8.176, de 21 de dezembro de 2016, que institui, no Calendário Oficial do Estado de Sergipe, a campanha ‘Novembro Azul’, dedicada às ações de conscientização da Saúde do Homem.
De acordo com a propositura estadual, a Alese deve realizar em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, palestras e debates de esclarecimentos, campanhas, reuniões, encontros, eventos, exames e outras ações educativas e preventivas ao combate de doenças. Além disso, a lei tem por objetivo informar e orientar à população-alvo, aos familiares e à comunidade sobre a promoção, prevenção e tratamento de doenças; promover o acesso da população masculina aos serviços de saúde hierarquizados, nos diferentes níveis de atenção, e organizados em rede, possibilitando melhoria do grau de resolutividade dos problemas e acompanhamento do usuário pela equipe de saúde.
Conhecida mundialmente, a campanha ‘Novembro Azul’ visa incentivar à realização de exames preventivos (PSA e toque retal), promoção de hábitos de vida saudáveis e discussão sobre outros aspectos da saúde masculina. Além disso, tem por objetivo desmistificar o preconceito em relação aos cuidados com a saúde masculina incentivando a busca por ajuda médica. Durante todo o mês de novembro, o prédio da Alese fica iluminado na cor azul em alusão à campanha, chamando a atenção dos homens quanto a importância do autocuidado.
Sintomas
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) explica que o início dos casos pode ser assintomático. Os primeiros sintomas costumam incluir diminuição da força do jato urinário, com jato mais fraco ou entrecortado, dificuldade para iniciar ou concluir a micção, necessidade de urinar duas ou mais vezes à noite, dor ao urinar e presença de sangue na urina. Com o avanço da doença, o paciente pode apresentar dores ósseas, emagrecimento, cansaço excessivo e falta de apetite.
Foto: Joel Luiz
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.