Obra de infraestrutura contribui para ano sem registros de alagamentos na Zona de Expansão


14/11/2025 16:29

“De junho a agosto a gente vivia muita luta, todos os anos. Eu saía de casa às quatro da manhã para pegar ônibus e a pista estava alagada de um lado a outro. Imagine caminhar mais de um quilômetro com a água batendo na canela e até mesmo peixes passando entre você?”. O relato é de Renato dos Santos, morador do bairro Mosqueiro, que cresceu acompanhando as lentas transformações da Zona de Expansão de Aracaju. Pela primeira vez, ele comemora um inverno sem sofrimento com os alagamentos.

A história de Renato é parecida com a de muitos moradores que, durante anos, conviveram com o mesmo cenário: ruas cobertas de lama, casas invadidas por água e deslocamentos impossíveis nos períodos chuvosos. Esse cenário começou a mudar com a obra de infraestrutura que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza na região.

Para a vice-presidente da Empresa, Fabíola Medeiros, a obra é um marco no avanço da infraestrutura urbana de Aracaju. “Falar das intervenções na Zona de Expansão é falar de planejamento e crescimento sustentável. Estamos preparando a região para o futuro, com investimentos que garantem drenagem eficiente, saneamento e qualidade de vida. Quando o poder público investe com estratégia, cria bases sólidas para uma cidade que cresce de forma equilibrada e com respeito ao meio ambiente”, afirma.

O projeto contempla a execução de micro e macrodrenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, passeios com acessibilidade, urbanização do canal principal e canais auxiliares, além de paisagismo. Os bairros Areia Branca e Mosqueiro já estão sendo beneficiados com as intervenções. Ainda sem o início da pavimentação, a implantação do canal já tirou os moradores da lama. Mesmo neste ano, em que o período chuvoso se estendeu até outubro, não houve registro de alagamento no local.

De acordo com o fiscal da obra, Bruno Menezes, o principal objetivo é solucionar o problema histórico dos alagamentos da região.“Estamos construindo os canais para escoar as águas das chuvas e resolver definitivamente o problema dos alagamentos. Paralelo a isso, teremos uma avenida principal de aproximadamente sete quilômetros, nas margens do canal principal, e cerca de treze quilômetros de canais auxiliares, também com avenidas laterais”, explica.

A avenida que margeia o canal principal contará com seis faixas de rolamento, garantindo maior fluidez ao tráfego e contribuindo para reduzir os engarrafamentos, especialmente na Rodovia dos Náufragos. Já as vias que acompanham os canais auxiliares, terão duas faixas de rolamento cada, promovendo melhor distribuição do fluxo de veículos e integração entre os bairros. No total, serão mais de 20 quilômetros contemplados com pavimentação asfáltica.

Urbanização, valorização e qualidade de vida

Além das obras de drenagem, o projeto da Zona de Expansão contempla outra frente de trabalho, também em andamento, voltada à implantação da rede de esgotamento sanitário e à construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Essas intervenções reforçam o compromisso com o saneamento básico e com a melhoria da qualidade de vida da população. Quem frequenta a Orla Pôr do Sol e o entorno já percebe o ritmo intenso das obras desde o início do ano.

As alterações no cotidiano fazem parte da obra. Algumas vias precisaram ser interditadas temporariamente para que o trabalho avance com segurança, mas o sentimento predominante entre os moradores é de aprovação. O pintor Osmar Reis, também morador do Mosqueiro, reconhece as melhorias e a importância do projeto. “A realidade melhorou muito, já não tem mais alagamento. Para fazer obra, tem que ter um pouco de bagunça, até em casa é assim, imagine no bairro todo. Mas está sendo muito benéfico para todos”, disse.

A Prefeitura tem acompanhado de perto as demandas da comunidade durante a execução da obra. O campo de futebol do bairro, que precisou ser deslocado, está sendo realocado para uma área verde indicada pelos próprios moradores. A reurbanização do espaço simboliza o cuidado da gestão com quem vive na região. O novo campo será transformado em uma área de lazer completa, com estrutura adequada para o convívio e a prática esportiva.

O contrato representa um investimento de R$180.675.513,94 e marca um passo decisivo na transformação da Zona de Expansão. O fim dos alagamentos não é apenas uma conquista técnica, mas uma mudança profunda na vida de quem esperou por décadas por essa realidade. Renato, que cresceu vendo o bairro se erguer do barro, hoje enxerga um futuro mais seguro e digno. “Ver a água indo embora e sentir que o asfalto vai chegar é uma sensação de esperança. Estou vendo o Mosqueiro se transformar em uma cidade”, resume.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Foto: Ascom/Emurb


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.