O grande desafio político nas eleições 2026

O ano mal começou e já se fala em um dos temas mais palpitantes de 2026: o processo eleitoral. Aliás, desde o ano passado, a movimentação política tem acontecido um tanto quanto tímida ainda, mas tende a se intensificar nos próximos meses.
Porém, a classe política terá um desafio enorme que emerge com mais força a cada ano: a resistência da população em ir às urnas depositar seu voto. Evidente que a ação deve-se ao fato de tantos escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro, acordos obscuros e outros ingredientes que desmotivam o cidadão a depositar seu voto de confiança em algum candidato.
A cobrança por transparência, coerência e resultados concretos tende a ser maior, impulsionada pelo acesso à informação e pelas redes sociais.
Mas, nem tudo está perdido. Assim como tantas coisas na vida, na política também existem exceções. Pessoas capacitadas e comprometidas em servir e fazer do seu mandato um instrumento de transformação para a vida dos que mais precisam. Essa postura ética, que deveria ser unânime, ainda norteia os espaços de poder. E quem a possui, pode sair na frente daquela velha turma que só sabe "jogar pra galera" e some ou se omite quando é requisitado.
Diante dos fatos, convencer um eleitor mais consciente e exigente será, sem dúvida, um dos maiores desafios para os futuros candidatos nas eleições de 2026.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.