Secult Aju leva arte, música e formação cultural à 5ª edição do Tamo Junto Aracaju

A Secretaria Municipal da Cultura de Aracaju (Secult Aju) estará presente no primeiro Tamo Junto Aracaju de 2026, que acontece neste sábado, 24, na Escola Municipal Jornalista João Oliva Alves, localizada no bairro Santa Maria. O projeto, realizado pela Prefeitura, levará uma ampla estrutura de serviços públicos para atender a população da localidade, das 8h às 13h.
Reunindo secretarias e órgãos municipais, o Tamo Junto Aracaju concentra mais de 100 serviços em um único espaço, oferecendo atendimentos como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), consultas médicas, vacinação, orientações sociais, atividades esportivas e culturais, além de ações voltadas ao empreendedorismo, à empregabilidade e ao cuidado com os animais.
No campo cultural, a Secult Aju participa da iniciativa com ações que reforçam a democratização do acesso à arte e à cultura. Entre as atividades previstas estão a ação “Colorindo o Acervo da Galeria de Arte Álvaro Santos”, que promove uma experiência lúdica e educativa voltada para o público, e a apresentação musical do Trio Pavio do Forró, valorizando a cultura popular e os ritmos tradicionais nordestinos.
Para o diretor de Arte e Cultura da Secult Aju, Barata do Cavaquinho, o Tamo Junto Aracaju representa um importante instrumento de aproximação entre a gestão municipal e a população. “O projeto Tamo Junto Aracaju é uma iniciativa importante da Prefeitura de Aracaju que visa descentralizar os serviços públicos e levar cidadania diretamente aos bairros da capital, aproximando a gestão municipal da população, o projeto garante que a população, especialmente em áreas de vulnerabilidade, tenha acesso prático e eficiente a uma ampla gama de serviços essenciais”, destacou.
Segundo o diretor, a presença da Secretaria da Cultura no projeto reforça o compromisso da política cultural com o desenvolvimento social da cidade. “A participação da Secult Aju no Tamo Junto é fundamental para a democratização do acesso à cultura, levando arte, cultura e formação para os bairros, garantindo o direito constitucional de acesso aos bens culturais, e ao integrar cultura, formação e serviços essenciais, a Secretaria se consolida como um agente ativo na promoção da cidadania e no desenvolvimento social de Aracaju”, completou.
Realizado sempre aos sábados, o Tamo Junto Aracaju segue como uma estratégia da Prefeitura para descentralizar serviços, ouvir a população e fortalecer políticas públicas nos mais diversos territórios da cidade, promovendo inclusão, cidadania e qualidade de vida para os aracajuanos.
Fonte/foto: Câmara Municipal de Aracaju
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.