No afã de se defender, Thiago de Joaldo ataca jornalista e a liberdade de imprensa


30/10/2025 18:09

Uma denúncia feita pelo portal Cordel Notícias gerou um mal-estar que levou o deputado federal Thiago de Joaldo (Progressistas) a perder as estribeiras e cometer um ataque grosseiro à liberdade de imprensa.

O site denunciou o gasto excessivo de mais de R$ 1,5 milhão da cota parlamentar do deputado em apenas nove meses, mas cumpriu o manual do bom jornalismo ao ouvir previamente a assessoria do parlamentar antes da publicação da matéria.

Acontece que Thiago de Joaldo não gostou nada da legítima exposição de seus gastos públicos feita pelo jornalista e editor do site, Gabriel Jesus, e resolveu expô-lo duplamente: primeiro, por meio de seu assessor de comunicação, em uma entrevista concedida ao Jornal da FAN; e, em seguida, em suas próprias redes sociais, exibindo a imagem do jornalista e o acusando injustamente de integrar uma suposta “milícia digital”.

Recheado de ataques à liberdade de imprensa, o vídeo publicado por Thiago expõe um profissional que, legitimamente, decidiu empreender ao criar um site de notícias, conciliando essa atividade com o serviço que presta ao Governo de Sergipe durante as manhãs. Porque, sim — um jornalista pode ter jornada dupla de trabalho e tem o direito de buscar uma remuneração além do miserável piso pago à categoria em Sergipe e no Brasil.

Afinal, um jornalista não recebe privilégios nem dispõe de uma robusta cota parlamentar para exercer suas atividades laborais.

Ao atacar Gabriel, Thiago de Joaldo ataca uma categoria inteira, ataca a liberdade de imprensa e ataca o direito do cidadão sergipano de ter acesso à informação e à transparência nos gastos públicos.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.