Grupo neonazista é alvo de operação do Ministério Público em Aracaju

Nesta sexta-feira (31), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, deflagrou a Operação Nuremberg, que teve como alvo um dos mais organizados e violentos grupos neonazistas em atividade no país. A ação, que ocorreu de forma simultânea em quatro estados, incluiu cumprimento de mandados de busca e apreensão em Aracaju, com apoio do GAECO de Sergipe.
Durante as diligências na capital sergipana, foram apreendidos materiais de apologia ao nazismo, armas brancas e um “soco inglês”. Segundo o Ministério Público, o grupo é investigado por propagar discursos de ódio, antissemitismo, apologia ao nazismo e planejar atos violentos em diferentes regiões do Brasil.
As investigações apontam que os integrantes mantinham estrutura hierarquizada e encontros presenciais, nos quais eram discutidos temas extremistas e estratégias de recrutamento. Em ambiente virtual, parte dos investigados utilizava perfis falsos e fóruns online para disseminar ideologias supremacistas.
A Operação Nuremberg contou com o apoio dos Ministérios Públicos de Sergipe, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além da Polícia Civil paulista, evidenciando a cooperação entre os órgãos no combate ao extremismo.
O nome da operação faz referência aos Julgamentos de Nuremberg, que responsabilizaram criminosos nazistas após a Segunda Guerra Mundial. O material apreendido será analisado pela Polícia Científica, e as investigações continuam sob sigilo.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.
 
				 
                                 
                                