Deputados sergipanos votam a favor da redução de pena a Bolsonaro e golpistas

O Projeto de Lei que reduz as penas dos condenados por atos golpistas, incluindo o ataque de 8 de janeiro de 2023, foi aprovado, por maioria, na madrugada desta quarta-feira,10, na Câmara dos Deputados. Foram 291 votos a favor e 148 votos contra à chamada “PL da Dosimetria”, que está gerando bastante repercussão e sendo considerada uma “anistia branda” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao “primeiro escalão” que foi condenado junto com ele.
De Sergipe, votaram a favor as deputadas Karatina Feitoza e Yandra Moura, e os deputados Ícaro de Valmir, Gustinho Ribeiro, Thiago de Joaldo e Rodrigo Valadares. O petista João Daniel votou contra, e o deputado Fábio Reis não votou pois estava licença médica.
O projeto prevê que o crime de Golpe de Estado, que tem pena maior (de 4 a 12 anos), deve absorver o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (de 4 a 8 anos). Também determina que a progressão de pena seja mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de 1/6 da pena. Assim, os condenados a 12 anos de detenção poderão sair do regime fechado a partir de 2 anos de cumprimento da sentença.
O fato está sendo considerado histórico. E a história realmente dirá, sobretudo aos parlamentares sergipanos que votaram a favor da medida, se erraram ou acertaram o lado que colocaram suas digitais.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.