Governo Fábio concretiza sonho de décadas com inauguração do Hospital do Câncer

O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira, 10, o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda (HCS), localizado no bairro Capucho, em Aracaju. A unidade se torna o maior investimento da história da saúde pública estadual voltado ao tratamento oncológico, com recursos que ultrapassam R$ 170 milhões. Quando a atual gestão assumiu o governo, em dezembro de 2022, apenas 8,9% da obra tinham sido executados.
A inauguração marca um avanço para o fortalecimento da Rede de Atenção Oncológica, ampliando a capacidade de atendimento para diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, e concretizando um compromisso histórico com a população sergipana.
Na ocasião, foram feitos alguns anúncios importantes do Ministério da Saúde (MS), como: pagamentos de bolsas para os médicos residentes; apoiar ações da área de recursos humanos; ceder para o hospital um aparelho de ressonância magnética e um aparelho de tomografia que virão através do PAC Saúde.
O funcionamento será realizado por fases. A etapa inaugurada nesta quarta-feira dá início aos serviços de quimioterapia, ampliando de 24 para 60 os pontos de infusão adulto, um crescimento de 150% em relação à capacidade atual do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). No total, serão 75 pontos de quimioterapia, incluindo pediátricos e leito de isolamento.
A partir de janeiro, entram em operação o atendimento ambulatorial e o setor de imagens. As demais etapas seguirão o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP).
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.