Projeto desenvolvido por professor de Ribeirópolis chama a atenção da NASA
O projeto já está na 5ª edição e é desenvolvido em escolas de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano.
O professor doutor sergipano, Wesley Góis, natural de Ribeirópolis, desenvolve, em parceria com mais duas professoras, um projeto para ensinar Astronomia aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas (Astroem). O projeto é desenvolvido na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, onde leciona e despertou o interesse da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA). O sonho dele é levar este estudo até as escolas públicas de sua terra natal.
O projeto já está na 5ª edição e é desenvolvido em escolas de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades que formam o ABC paulista. “A abrangência evoluiu não só para o ensino de Astronomia, mas também de Astronáutica, Aeronáutica e Mecânica Aplicada. A visão do projeto é a integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos na escola, juntamente com temas que captem o interesse deles pela ciência”, informou Wesley.
O desenvolvimento do projeto chamou a atenção da NASA e os organizadores estão conversando com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos. “Nós levamos a cultura aeroespacial para alunos de baixa renda e trabalhamos com material de baixo custo, como lançamento de foguetes com garrafas pet, por exemplo. Estamos fazendo um portfólio em inglês para interagir com o pessoal da NASA”, explicou o professor.
Conhecimento
Wesley Góis disse que quando o aluno é apresentado a conceitos como as Leis de Newton, são introduzidas, não somente a equação matemática que rege as Leis. “Mas também suas aplicações físicas, contexto histórico, pessoas e pensamentos que foram cruciais para o desenvolvimento da teoria e projetos cuja aplicação das leis está envolvida. O aluno adquire um vasto conhecimento sobre o tema”, concluiu o professor.
O professor Wesley Góis é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em Mecânica das Estruturas, Mecânica dos Materiais e Métodos Numéricos. Atua no magistério superior desde 2010, a partir do seu ingresso na Universidade Federal do ABC, onde é atualmente Professor Adjunto Nível IV. Para maiores informações é só visitar o site
Por Gleydiomar Souza Santos, jornalista e técnica da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.