Frei Paulo comemora 97 anos de emancipação política
A cidade de 15.349 habitantes fica situada no agreste do estado.
A cidade de Frei Paulo está completando 97 anos de emancipação política nesta segunda-feira (23). A gestão municipal decretou feriado municipal em decorrência da data comemorativa.
A programação dos 97 anos de Frei Paulo foi iniciada no último sábado (21) e segue até esta segunda (23). Hohe, às 5h houve alvorada festiva, 10h missa em ação de graças; às 14h terá desfile militar das tropas das forças armadas, marinha e aeronáutica. Também haverá desfile das escolas, tudo isso na Praça Capitão João Tavares.
Às 15h30 haverá salto de paraquedistas com apoio do GTA (Grupamento Tático Áereo) no Estádio Titão; às 16h ocorrerá apresentações e amostra cultural no Clube Dr. Rubens de Andrade.
História
Em 1865, quando Frei Paulo de Casa Nova e seu companheiro Frei Davi estavam em Salvador-BA quando foram convidados por membros religiosos de Itabaiana para celebrar missões em terras sergipanas. Aceitando o convite, vieram para Itabaiana e para outros municípios de Sergipe Del-Rei.
Seguindo o exemplo dos itabaianenses os senhores José Alves Teixeira e Braz de Matos formularam convites para os missionários para virem pregar missões para o povo daquela região. Aceitando o convite e vieram celebrar na Chã de Jenipapo a primeira missa da atual Frei Paulo. Ao decorrer do tempo e encerrar sua missão Frei Paulo Casas Novas disse: A aqui é um ótimo local para formar-se uma bela cidade, quando retornar daremos inicio a obra.
Três anos apos ditas essas palavra voltaram e deram início ao trabalho de construção da cidade, em 25 de janeiro 1868 quando foi edificada a primeira pedra e construção da antiga igreja sobre uma chapada que oferecia um visual excelente, ali do lado da igreja havia um cemitério onde eram enterrados os habitantes da região. O município pertenceu a Itabaiana até 1920, quando os habitantes realizaram o sonho da autonomia do município.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.