Presidência do PT: Professor Éder e Naldinho vão ao segundo turno em Itabaiana

Novo presidente irá substitui Gilmar da Deso na presidência do partido, por três anos.


09/04/2017 18:47

Por SergipeNet, da redação.

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT de Itabaiana terá uma nova etapa no próximo dia 30 de abril, quando o Professor Éder e Naldinho voltarão a se enfrentar nas urnas.

A cidade possui 466 filiados aptos a votar. Destes, 319 foram as urnas para eleição da diretoria, sendo que 310 escolheram um dos três candidatos, e outros 09 votaram nulo. O Professor Éder foi o primeiro com 148 votos, exatos 13 a mais que Naldinho Prata. Já o professor Antônio Dantas obteve 27 votos.

Em caso de mais de um candidato, para não haver segundo turno algum dos postulantes precisa ter 50%, mais 1 voto. Neste caso, o Professor Éder precisaria de mais oito votos para vencer a eleição.

Como funciona a eleição:

A escolha ocorre em três etapas em todo o Brasil. Na primeira fase os filiados votam nas eleições diretas para presidentes municipais, chapas de dirigentes municipais e chapa estadual. Caso ocorra segundo turno, a nova eleição ocorre dia 30 de abril. No PT, as candidaturas de presidente não estão vinculadas às chapas de dirigentes, que são eleitos de forma proporcional à quantidade votos que recebem.

Em maio, ocorre a segunda fase, os delegados municipais eleitos votarão para escolher o presidente estadual. Na última etapa, em junho, os delegados estaduais eleitos escolherão o presidente nacional, durante o 6º Congresso, que leva o nome de Marisa Letícia Lula da Silva, militante histórica que foi casada com o ex-presidente Lula, falecida este ano.

Conheça o perfil dos candidatos em Itabaiana:

Professor Éder – Éder de Jesus Andrade, de 35 anos, é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS);  foi diretor do Colégio Estadual Murilo Braga e atualmente dirige  a Escola Estadual Monsenhor Mario de Oliveira Reis.  Na última eleição foi candidato a vereador de Itabaiana pelo PT na coligação “mais progresso com liberdade”, obtendo 758 votos e ficando como suplente. Na eleição à presidência do PT é apoiado por Olivier Chagas. 

Naldinho Prata - Ednaldo Prata Gois, de 34 anos, é Policial Militar, entrou na Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelo curso de Ciências Sociais, migrou para administração e atualmente cursa Direito pela Unit. Recentemente rompeu com Olivier Chagas e lançou candidatura à presidência do PT, apoiado por Gilmar Passos, atual presidente da sigla. Na última eleição, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores e obteve 1.050 votos, ficando como suplente.


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.