Caminhoneiros fecham entrada do Porto de Sergipe

Protesto ocorre contra alta do diesel.


22/05/2018 10:11

Por G1 SE.

Desde as primeiras horas desta terça-feira (22), dezenas de caminhoneiros fecharam a entrada o Porto de Sergipe, localizado no município de Barras dos Coqueiros, na Grande Aracaju. Eles protestam contra a alta do óleo diesel, que a partir de hoje tem mais uma alta do valor nas refinarias, de 0,97%.

Em Sergipe, a categoria reivindica a baixa do preço do óleo diesel, aumento no valor do frete de R$ 13,00 pra R$ 18,00 a tonelada, reajuste salarial dos motoristas das transportadoras e não represália aos caminhoneiros e motoristas que estiverem na manifestação.

O protesto ocorre em várias estados como: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. A maioria dos atos impede a passagem de caminhões, mas libera a de carros de passeio e outros veículos. Alguns protestos ocorrem apenas nos acostamentos.

Nesta terça, o preço sobe 0,97% nas refinarias. Mas a Petrobras já anunciou que a partir de quarta-feira (23), o valor cairá 1,54%. A escalada dos preços aconteceu em meio à disparada dos valores internacionais do petróleo.

As revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.