Feliz aniversário sempre menina!
Aniversário de Aracaju.
Por Mário Dias.
Há 162 anos o planejado tabuleiro de Pirro foi materializado. Nascia a menina Aracaju, pois, o embrião já fora inseminado com imponente e altivo relevo de ser a nova capital das terras de Serigy.
O antigo e pacato povoado de Santo Antônio de Aracaju se tornaria a partir daquele momento uma cidade importante e estratégica para o desenvolvimento econômico, intelectual e político.
Rapidamente se tornou a tutora das opiniões e a senhora dos destinos de Sergipe. Era em Aracaju que as famílias influentes do estado queriam viver, criar seus filhos, investir e evidenciarem-se.
Não teve jeito, a danada menina se tornou rapidamente a cidade das oportunidades e o principal nicho para os grandes debates. Os debates em seus mais variados aspectos, no viés político, intelectual, cultural e comercial.
Apesar de menina, com o tempo tudo se transformara e a bela Aracaju ganhou parques, lindas praças, orla, indústrias, edifícios imponentes, arenas esportivas, shoppings, enfim, acompanhou o desenvolvimento e se conectou às grandes cidades do Brasil.
Aos 162 anos, a jovem menina tem à frente muitos desafios. É o ponto focal para o fortalecimento de nossa sergipanidade, sem dúvida o tempo e o seu povo norteará a bela menina.
Quer receber gratuitamente as principais notícias do Política de Fato no seu WhatsApp? Clique aqui.